Guarda Municipal de SG recebe novos veículos para ronda

Veículos serão usados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Escolar e Grupamento de Proteção Ambiental - Foto: Lucas Alvarenga / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços e garantir ainda mais a efetivação da segurança em São Gonçalo, a Prefeitura realizou a aquisição de novas viaturas para a Guarda Municipal. As chaves dos veículos foram entregues nesta quarta-feira (22) pelo prefeito José Luiz Nanci, junto ao secretário de Segurança Pública, Filipe Brito.

"Desde o início da gestão um dos nossos objetivos é valorizar e capacitar a nossa Guarda Municipal. Somos um município extenso e sabemos que ainda temos muito o que ampliar e investir, mas, cada aquisição e melhoria é uma vitória para a população!", disse o prefeito José Luiz Nanci.

Os veículos foram destinados à Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Escolar e Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm). A Ronda escolar realiza um trabalho preventivo e de garantia de direitos da criança e do adolescente, cobrindo todas as escolas do município, além de 28 escolas estaduais, com seis projetos ativos: teatro de fantoches, Papo Reto (com adolescentes), colônia de férias através do projeto Sinal Verde, Momento do Saber, GERE Ação e Vem que Tem (atividades recreativas com crianças moradoras de áreas de alto risco).

"Essa aquisição vai ajudar a melhorar o nosso atendimento, ampliando ainda mais as nossas ações e possibilitando que a gente chegue cada vez mais a tempo de acolher as crianças e adolescentes da cidade!", destacou a coordenadora da Ronda, Andréa Rosa.

Para o coordenador da Romu, Vagner Oliveira, uma boa estrutura de trabalho reflete na melhoria das realizações.

"A chegada desses novos carros será fundamental para a nossa atuação. Tínhamos carros antigos e menos potentes, então agora teremos melhores condições para realizar o nosso trabalho com ainda mais excelência para a população!", destacou.

Já o coordenador do GPAm, Paulo Fernando, ressalta que o transporte dos animais resgatados nas incursões será mais eficiente com a nova aquisição.

"Quando surge algum tipo de solicitação sobre maus tratos ou resgate de animais, e realizamos o resgate de algum animal silvestre precisamos realizar o transporte para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, na Baixada Fluminense. Acredito que isso facilitará a nossa rota e também a ampliação do combate ao tráfico de animais no município!", disse.

Desde o início da gestão, em 2017, a tropa conquistou uma nova sede, restruturação da equipe, criação da Coordenadoria de Trânsito, em Alcântara, e a criação da 3ª Inspetoria e Base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), no Centro.

"Estamos trabalhando de forma incisiva na promoção de melhorias para a nossa Guarda Municipal. Nosso objetivo é promover uma cultura de paz, construída por meio do respeito e da cooperação. E para isso, sabemos o quanto é importante criar condições para que esse trabalho seja feito da melhor forma para a nossa população! Quem ganha é a cidade de São Gonçalo!", afirmou o secretário Municipal de Segurança Pública, Filipe Brito.

Com a função de fazer a vigilância da cidade, seja dos bens, serviços, instalações e pessoas que residem no município, assim como agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal e ordenamento público, a GM recebe através do serviço de emergências (153), 200 ligações ao mês.

"Toda ampliação de serviço é ganho para o município. Estamos muito felizes com a percepção do prefeito José Luiz Nanci sobre efetivar esse passo junto a nossa Guarda Municipal!", declarou o comandante da guarda, Carlos Machado, que atua há 35 anos na instituição.