Witzel garante implantação de barcas ou Linha 3 do metrô em São Gonçalo

Witzel promete definir melhorias no transporte público de São Gonçalo - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo passará a contar com uma nova modalidade de transporte: barcas ou metrô. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira (24), pelo governador Wilson Witzel (PSC) durante a cerimônia de inauguração do programa Segurança Presente na cidade, que aconteceu no Alcântara.

De acordo com Witzel, um estudo está sendo feito para que se chegue à conclusão de qual das duas modalidades será implementada. “Eu sei da dificuldade de quem sai daqui e vai trabalhar no Rio de Janeiro. [...] Nós estamos estudando se a melhor forma é a linha 3 do metrô ou se é melhor colocar a barca. Este ano vai sair a definição”, disse o governador, em seu discurso.

O governador também anunciou a reativação do Comando de Polícia Ambiental do Estado (CPam) na Fazenda Colubandê, às margens da Rodovia RJ-104. A unidade funcionou no local de 1986 a 2012, quando atendia pela nomenclatura de Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA).

Desde a desativação do batalhão, há seis anos, toda a região da Fazenda Colubandê ficou abandonada. “Vou dar uma notícia boa. O [deputado estadual] capitão Nelson (Avante) tinha me pedido para poder retornar com o Batalhão Florestal para aquela área do Colubandê. Eu determinei que fizessem os estudos e estamos retornando com o batalhão”, afirmou Witzel.

Segurança Presente em São Gonçalo

A operação do programa Segurança Presente em São Gonçalo foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira , em cerimônia no Alcântara. Além do governador, estiveram presentes outras autoridades como o prefeito da cidade, José Luiz Nanci; o secretário de governo, Cleiton Rodrigues; o deputado estadual capitão Nelson; e o assessor de projetos da Cedae, Dejorge Patrício.

O governador chegou às 10h15, quando a inauguração foi iniciada, com a apresentação da tropa que atuará no programa e a execução do Hino Nacional. O primeiro a discursar foi Nanci, que fez um pronunciamento curto, de pouco mais de um minuto, sob vaias dos cerca de 200 populares que acompanharam o lançamento.

“Sei que tem uma ‘torcida organizada’, mas não tem problema. Peço a vocês que respeitem o nosso governador, que contribuiu muito por São Gonçalo, tanto na segurança como na educação e saúde. Com a guarda que nós teremos aqui, vamos liberar a polícia para a periferia”, discursou José Luiz Nanci.

Em seguida, o capitão Nelson assumiu o microfone, e foi ovacionado pelos presentes. Já Dejorge Patrício, em sua fala, ressaltou o aumento da sensação de segurança na cidade e elogiou o trabalho de Witzel. “Se o senhor não tive a determinação que tem tido, hoje teríamos maus elementos andando de fuzil aqui em Alcântara”, destacou Patrício.

Inicialmente, o reforço de 80 policiais militares será destinado aos bairros Centro e Alcântara. O patrulhamento será diário, feito a pé, de motocicletas e viaturas, entre 6h e 22h. O programa contará com duas bases: na Praça do Zé Garoto e entre as ruas Yolanda Saad Abuzaid e João Caetano, no Alcântara. A atuação começa já a partir desta sexta-feira.

Em seu discurso de cerca de 15 minutos, que encerrou a cerimônia de inauguração do Segurança Presente em São Gonçalo, o governador Wilson Witzel destacou os avanços na segurança pública alcançados em seu primeiro ano de governo. Ele também afirmou que irá aumentar o efetivo de PMs nas ruas.

“Não é só na segurança pública que o Rio de Janeiro mostrou que tem dignidade. [...] Vamos fazer as obras para reestruturar o batalhão [da PM] de São Gonçalo. Nosso compromisso é colocar nas ruas, neste ano, mais 1.500 policiais, além do programa Segurança Presente nas áreas mais movimentadas”, afirmou o governador.

A operação Segurança Presente já acontece em diversos bairros da capital, além da cidade de Niterói. O programa é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Governo (Segov). Ainda estão previstas outras inaugurações do programa neste mês, chegando em Irajá e Madureira no dia 28. Jacarepaguá Presente, que atenderá as regiões da Freguesia, Taquara e Vila Valqueire, está prevista para ser inaugurada no dia 3 de fevereiro.