Seop realiza ação especial em Rio das Pedras

Seop realiza ação de ordenamento nas ruas de Rio das Pedras - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realiza nesta sexta-feira, dia 24, pelo segundo dia consecutivo, ação especial com o objetivo de coibir diversas irregularidades em Rio das Pedras, na Zona Oeste. Com a participação de diversos órgãos municipais e o apoio da Cedae, Light e Polícia Militar, a operação fiscaliza o comércio - inclusive no cumprimento às regras sanitárias -, estacionamento e transporte complementar, além de promover o atendimento à população em situação de rua e intervenções de conservação e limpeza urbanas.

Nesta sexta, as equipes atuam na retirada de estruturas irregulares, previamente notificadas, e corte de ligações clandestinas de água e de luz, encerrando com isso um lava a jato, uma borracharia e um ponto de mototáxi clandestinos. Um letreiro de publicidade também foi removido.

Já entre os resultados da ação de ontem, foram feitas 18 notificações ao transporte complementar de passageiros, cinco remoções de veículos por estacionamento irregular, mais de 10 atendimentos à população em situação de rua, e recolhimento de mais de meia tonelada de resíduos sólidos encontrados no espaço público, entre eles materiais publicitários irregulares.

Para isso, participam equipes da Guarda Municipal e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), da Seop; das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), da Secretaria Municipal de Fazenda; da subsecretaria de Vigilância Sanitária; das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIHC); da Comlurb; da Cedae; da Light; e da Polícia Militar (18º BPM).

Histórico

 

Há cerca de um mês, no dia 18 de dezembro, operação integrada pela Seop no bairro resultou na retirada de 19 estruturas do comércio irregular e corte de 21 ligações clandestinas de energia elétrica e de água. Na fiscalização do comércio em geral (ambulante e lojista), 11 estabelecimentos foram orientados e notificados para retirada de mercadorias das calçadas, e 638 itens - como barracas, bebidas e botijão de gás - foram apreendidos com ambulantes não autorizados. Já no trânsito, 30 veículos foram infracionados, nove deles por estacionamento irregular (todos removidos) e os outros 21 do transporte complementar de passageiros (vans e kombis). Na ocasião, a Assistência Social prestou ainda dez atendimentos à população em situação de rua, e a Comlurb recolheu 1,2 tonelada de resíduos sólidos.