Guarda Municipal registra crescimento de 63,8% no resgate de animais silvestres

Animais são recolhido e reintroduzido ao seu habitat natural por Agentes do Niterói Presente - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgatou, durante o ano de 2019, mais de dois mil animais silvestres em diversas áreas da cidade, um aumento de 63% em relação ao ano de 2018. Na manhã desta sexta-feira (24) mais um animal recolhido e reintroduzido ao seu habitat natural: uma jiboia de 2,5 metros que dormia, tranquilamente, na varanda de uma casa em Charitas, na Zona Sul da cidade.

Os moradores levaram um susto com a visita inesperada, mas entraram em contato com o número 153, central telefônica do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionou a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói. O animal foi capturado e reintegrado à natureza no Parque Municipal de Niterói (Parnit).

A serpente encontrada nesta sexta engrossa a estatística de salvamento da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói. Em 2017 foram 914 animais resgatados. Já em 2018 o número pulou para 1.287 e alcançou, em 2019, 2.108 resgates. Entres os animais resgatados pelo grupamento no último ano estão gambás, corujas, morcegos, lagartos, capivaras, gaviões, jiboias, maritacas, corujas, bichos-preguiça, tatus.

Segundo o subinspetor Edson Jorge Martins, responsável pela coordenadoria, o aumento nos resgates se deve a um maior acionamento do cidadão ao serviço.

“A população está mais consciente de que deve preservar o meio ambiente e conhece o trabalho da Coordenadoria de Meio Ambiente, por isso houve o aumento de ligações para a captura de animais silvestres. A cidade tem uma extensa área verde que é protegida. Então fazemos o nosso papel de encaminhar os animais de acordo com o seu habitat e seu estado físico. Todos os guardas ambientais têm cursos de especialização e estão preparados para todos os tipos de resgate de animais. Já aconteceu de resgatarmos filhotes de gambás ou pássaros que foram alimentados por nós com mamadeiras. Não importa o tamanho ou espécie, o carinho com que são tratados é o mesmo”, pontua Martins.

Ele destaca que Niterói tem, atualmente, 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas por conta do Programa Niterói Mais Verde, implantado pela Prefeitura em 2014.

Reintegração – A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, capturam o animal, que logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado a unidade de conservação mais próxima.

Já os que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Orientação – A Coordenadoria orienta que os moradores de Niterói acionem o serviço imediatamente ao encontrar um animal silvestre que precise de resgate e que não o alimente.

“Essa atitude é importante para o bem-estar do animal e da própria pessoa, pois o bicho pode se sentir acuado e reagir. Os guardas têm todo o treinamento para fazer o resgate”, explica Jociley Pereira, um dos integrantes da coordenadoria ambiental da Guarda.