Prazo para confirmação da matrícula na rede municipal de Niterói vai até sexta

Por Redação

Responsáveis precisam comparecer às escolas com os documentos. Candidatos que não conseguiram vaga nesta primeira fase deverão se cadastrar para a lista de espera pela internet

A Fundação Municipal de Educação de Niterói iniciou, nesta terça-feira (21), a efetivação da matrícula para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os responsáveis pelos estudantes devem comparecer na escola a qual a criança foi designada até sexta-feira (24). O não comparecimento ou entrega dos documentos no período determinado implica na perda da vaga. A lista dos alunos e suas respectivas escolas foi liberada na última segunda-feira (20) no site niteroi.pensareduc.com.br/pre_matricula.

Moradora do Preventório, Rosilaine Izidoro, de 31 anos, foi logo no primeiro dia garantir a vaga para a filha Esther, de 2 anos, na Umei Darcy Ribeiro, localizada em Charitas.

“Meu filho mais velho estuda nessa Umei e não tenho do que reclamar. A escola é maravilhosa. Estou muito feliz de conseguir a vaga para a irmã também. Agora já posso pensar em voltar a trabalhar”, disse.

Ela não foi a única. Mãe de três, Luanda Valéria Pereira, de 31, conseguiu vaga para os dois filhos menores, Levi (4) e Lavínia (que fará 2 em março) e diz que pretende usar o tempo que as crianças estão na escola para voltar a estudar, fazer cursos ou quem sabe uma faculdade para ajudar nos negócios do marido.

“Eu fico bem tranquila de deixar meus filhos aqui. A escola é ótima e a direção muito acolhedora. Me preocupo bastante com a educação dos meus filhos, pois educação é tudo. Tenho grandes expectativas. O Levi estuda nessa unidade desde que ela abriu, em 2019, e estou acompanhando o desenvolvimento dele neste último ano. Quero o melhor para todos eles”, conta Luanda.

Para efetivar a matrícula, os responsáveis precisam comparecer à escola indicada até o dia 24 de janeiro, munidos dos seguintes documentos: três fotos 3X4 do aluno; cópia e original da certidão de nascimento da criança; cópia e original do comprovante de residência em Niterói (conta de luz, água, telefone, boletos em geral) atualizado (com data a partir de outubro/2019) em nome de um dos responsáveis; cópia e original da carteira de identidade e CPF do responsável; comprovante de tipo sanguíneo e RH, nos termos da Lei Municipal nº 3348/18 (prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); cópia e original do comprovante de benefício do Programa Bolsa Família, quando for o caso; cópia e original da carteira de vacinação atualizada; número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS); cópia e original de CPF do estudante (prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); cópia e original do histórico escolar ou protocolo de transferência, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

Fila de espera

Os candidatos que não conseguiram vaga para essa primeira fase deverão se cadastrar para a lista de espera pela internet (https://forms.gle/yz6v5sFjvJ5Hyaqv8), a partir do dia 22 de janeiro. O preenchimento das vagas remanescentes obedecerá aos critérios estabelecidos pelo edital de matrícula 004/2019. Os candidatos contemplados serão informados através de contato telefônico, no número fornecido pela família no preenchimento do cadastro. A lista de espera por vaga será divulgada uma vez por mês.