Hospital Azevedo Lima tem infestação de piolho de pombo

Segundo familiares de pacientes, o problema na unidade hospitalar começou no início da semana - Foto: Marcelo Feitosa/Arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma infestação de piolho de pombo no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, em Niterói, assusta pacientes que estão internados na unidade. O problema atinge as enfermarias e, segundo familiares dos enfermos, está se alastrando ao passar dos dias.

De acordo com um familiar, que não quis se identificar, o surto começou há cerca de dois dias e duas enfermarias já foram fechadas para a dedetização. Até o momento, nenhum funcionário ou paciente se infectou. 

"Duas enfermarias já foram fechadas pela infestação de piolho de pombo e agora vieram interditar mais uma, porém todas elas precisam ser dedetizadas. Os piolhos já passaram para a enfermaria feminina, pois eles interditam uma e outra é infectada. Os funcionários estão trabalhando de touca, é um absurdo", contou. 

Em imagens gravadas por familiares, um grande número de piolhos apareceram nas paredes próximas às macas dos pacientes, no chão e nos banheiros. 

O mesmo caso de infestação de piolhos de pombo aconteceu em janeiro deste ano com a unidade do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) de Neves, em São Gonçalo, que precisou ser interditada para higienização.  

Procurada, a direção do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) informou que a infestação de piolho de pombo foi detectada no fim da última quarta-feira (12) na Enfermaria 5 da ala masculina. Imediatamente a área foi isolada para desinfecção, que aconteceu ontem mesmo, e os pacientes foram remanejados para outras enfermarias. Não há registro de pacientes infectados.

A direção do HEAL esclareceu ainda que está sendo realizada uma busca interna na unidade para verificar se há novos focos.

A SES informa que nesta sexta-feira (14) uma equipe da Vigilância Sanitária da SES irá ao hospital para verificar o andamento do trabalho.