Blocos pré-carnavalescos fazem folia pela cidade

Mais de 30 desfiles acontecerão em diversas regiões da cidade - Foto: Divulgação/Riotur

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faltando uma semana para o Carnaval, os blocos pré-carnavalescos já trazem alegria aos foliões do Rio de Janeiro e de Niterói. Na Cidade Sorriso, quem põe seu bloco na rua é a turma da terceira e demais idades do Bola Branca. Relembrando marchinhas e sambas marcantes, a concentração será na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, e percorrerá o trajeto Praia de Icaraí, Av. Alm. Ary Parreiras, Praia de Icaraí e Praça Getúlio Vargas, das 9 às 14h.

Às 10h, quem se apresenta é o Bloquete, que atrai centenas de pessoas e costuma tomar conta das ruas da Zona Sul. A concentração será na Rua Miguelote Viana, no Vital Brazil, e o desfile começa às 11h.

Logo após, tem o Bloco Bicho Solto com a edição "Nem tudo são flores". A festa conta com um palco montado em Piratininga. O evento marcará a gravação de DVD da banda, e receberá artistas como Vitinho do Onze20, Mc Marcinho, 1Kilo e Kayky. A concentração do bloco começa às 13h. Às 14h, a bateria Bicho Solto toma conta do festejo, e finalmente, às 15h, o bloco sobe ao palco.

Ainda em Piratininga, buscando agradar a todos os estilos, gostos e público, o Bloco Gospel ficará parado na Av. Tamandaré (próximo ao quiosque Delirium) das 20h à 0h.

Em outros pontos da cidade, mais nove blocos desfilarão pelas ruas. Em São Francisco, tem o bloco Batuquebato, na Praça do Rádio Amador, das 16h às 22h. Em São Domingos, o desfile será do Se For, Deu, que se concentra às 16h na Praça Arariboia, e pega o trajeto pela Praça Arariboia, Av. Visc. do Rio Branco e Praça da Cantareira.

Em Santa Rosa, dois blocos percorrem as ruas do bairro: o Bloco Pau Mandado, com concentração na Rua Deolindo Cruz, no Largo do Viradouro, às 16h, e o Bloco Sapo Loko, às 17h, com saída da Rua Américo Oberlander.

No Largo da Batalha tem o Clube da Torre, com concentração a partir das 17h.

No Barreto, a animação fica por conta dos blocos Banda 5 de julho e Bloco Tô Duro De Copo Cheio, que acontecem simultaneamente pelas ruas do bairro. A Banda 5 de Julho está marcada para às 16h, na Av. do Contorno e percorrerá as ruas João de Deus Freitas, Dr. March, João Batista, Dr. March, João de Deus Freitas e Clube 5 de Julho. Enquanto o Bloco Tô Duro De Copo Cheio ficará parado na Rua Galvão, das 16 às 21h.

Rio de Janeiro - Na capital, o sábado não será diferente. Os blocos de rua da Zona Sul, de Santa Teresa e do Centro da Cidade reúnem grandes apresentações. O maior bloco de estilo sertanejo do Rio, o Chora Me Liga, que reúne cerca de 100 mil pessoas em suas edições, sairá da Primeira de Março, às 7h, no Centro, e se deslocará até a Av. Presidente Antônio Carlos.

Ainda no Centro do Rio, na Praça Tiradentes, às 16h, o Bloco Carmelitas abre e fecha a folia. Desde sua criação, o bloco tem duas saídas, uma no sábado que antecede o carnaval e outra na terça-feira. O público estimado é de 5.000 pessoas.

Em Ipanema, o Simpatia é Quase Amor faz seu primeiro desfile, às 16h, embalado pelo samba "Prazer, sou Simpatia é Quase Amor" e apresentando a nova porta-bandeira Juliana Diniz, musa da Mangueira deste ano. Já Penha, mestre da bateria, completa 35 anos no comando dos ritmistas.

Nas ruas de Laranjeiras, às 14h, tem o bloco Ansiedade, que há 23 anos se apresenta como o único cortejo de frevo do Rio com o toque dos metais da orquestra.

Inspirado na fantasia da história de Alice no País das Maravilhas, o Chá da Alice surgiu em 2009, no Rio. Estimado um público de 20 mil pessoas, o roteiro será na Rua Sacadura Cabral, do nº 49 ao 168.

Entre esses, outros blocos também se apresentarão pelas ruas do Rio, como o Bloco "Ih é Carnaval", "Eu Amo a Lapa", "Céu na Terra", "Molha o pé das oito", e outros.