Imperatriz retorna à elite do carnaval

O carro abre-alas da campeã Imperatriz Leopoldinense apresentou na avenida uma grande locomotiva intitulada "O trem da alegria" - Foto: Marcelo_Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Imperatriz Leopoldinense é a escola de samba campeã na série A no carnaval 2020 do Rio de Janeiro, e passa a desfilar no Grupo Especial em 2021. Na disputa, a escola liderou a apuração ao conquistar pontuação máxima em todos os quesitos. A Imperatriz Leopoldinense terminou a apuração com 270 pontos, apenas quatro décimos a mais do que a escola que ficou em segundo lugar, a Unidos de Padre Miguel com 269,4 pontos.

Após a confirmação do título no quesito fantasia que estava sendo julgado, o título se confirmou e o Presidente Luiz Drumond não escondeu a emoção.

"Conseguimos superar tudo. Nós tivemos estrutura que possibilitou. A Imperatriz é superior neste grupo, porque ela vinha como elite durante vários anos. Tem uma estrutura, e algumas escolas não têm condições de fazer carnaval, nem barracão algumas têm. Por isso a escola teve mais condições de sair na frente", contou o Presidente.

O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, mesmo da Mangueira, homenageou o compositor Lamartine Babo com o enredo "O teu cabelo não nega (só dá lalá)", que consagrou a escola campeã em 1981. Lamartine é autor de diversos hinos de grandes clubes de futebol do Rio.

No desfile, a Imperatriz Leopoldinense emocionou e foi ovacionada pelo público que acompanhava o espetáculo da arquibancada. Na comissão de frente, a escola trouxe as tradições do carnaval que com diversos bonecos transformando guarda-chuvas em uma grande saia, o que davam impressão de ter ainda mais integrantes.

O carro abre-alas levou à Sapucaí uma grande e colorida alegoria que representava o programa de teatro que o compositor apresentava, "O trem da alegria", uma das outras profissões de Lamartine.

Durante a passagem da escola pela Marquês de Sapucaí, referências foram feitas à importância do compositor no futebol. Os quatro grandes times do Rio e o América, grande paixão do músico, foram representados em alguma das alas.

À frente da bateria, a rainha Iza foi um dos destaques da escola. A cantora representava a realeza leopoldinense.

Levando à Passarela do Samba 18 alas, três carros, um tripé e 2.000 componentes, a Imperatriz Leopoldinense encerrou seu desfile aos 53 minutos.

Ocupando os últimos lugares na tabela de apuração, a Renascer de Jacarepaguá com 236,8 pontos e a Unidos da Rocinha com 236,1 pontos foram rebaixadas e irão desfilar na Intendentes Magalhães em 2021.

A escola Porto da Pedra, com 269,2, ocupou o terceiro lugar, enquanto a Acadêmicos do Cubango ficou em quinto, com 268,8 pontos. A Acadêmicos do Sossego, com 268,1 pontos, ficou em oitavo lugar. As escolas de Niterói e a de São Gonçalo permanecem na Série A no carnaval de 2021.

O resultado geral foi o seguinte: Imperatriz Leopoldinense (270 pts), Padre Miguel (269,6), Porto da Pedra (269,2), Belford Roxo (268,8), Cubango (268,8) Império da Tijuca (268,6), Santa Cruz (268,5), Acadêmicos do Sossego (268,1), Império Serrano (267,4), Unidos de Bangu (267,1), Vigário Geral (266,8), Unidos da Ponte (266,7), Renascer de Jacarepaguá (266,1) e Rocinha (265,4).