Hospital Azevedo Lima tem infestação de piolho de pombo

Por Nathalia Lugão

Segundo familiares de pacientes, enfermarias foram interditadas devido ao problema

Uma infestação de piolho de pombo no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, em Niterói, assusta pacientes que estão internados na unidade. O problema atinge as enfermarias e, segundo familiares dos enfermos, está se alastrando ao passar dos dias.

De acordo com um familiar, que não quis se identificar, o surto começou há cerca de dois dias e duas enfermarias já foram fechadas para a dedetização. Até o momento, nenhum funcionário ou paciente se infectou. 

"Duas enfermarias já foram fechadas pela infestação de piolho de pombo e agora vieram interditar mais uma, porém todas elas precisam ser dedetizadas. Os piolhos já passaram para a enfermaria feminina, pois eles interditam uma e outra é infectada. Os funcionários estão trabalhando de touca, é um absurdo", contou. 

Em imagens gravadas por familiares, um grande número de piolhos apareceram nas paredes próximas às macas dos pacientes, no chão e nos banheiros. 

O mesmo caso de infestação de piolhos de pombo aconteceu em janeiro deste ano com a unidade do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) de Neves, em São Gonçalo, que precisou ser interditada para higienização.  

Procurada, a direção do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) informou que a infestação de piolho de pombo foi detectada no fim da última quarta-feira (12) na Enfermaria 5 da ala masculina. Imediatamente a área foi isolada para desinfecção, que aconteceu ontem mesmo, e os pacientes foram remanejados para outras enfermarias. Não há registro de pacientes infectados.

A direção do HEAL esclareceu ainda que está sendo realizada uma busca interna na unidade para verificar se há novos focos.

A SES informa que nesta sexta-feira (14) uma equipe da Vigilância Sanitária da SES irá ao hospital para verificar o andamento do trabalho.

  • Tags: