Ceasa: álcool em gel é apreendido por fiscais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Vigilância Sanitária do Rio apreendeu nesta sexta-feira (27) 67 galões de 4.1kg de álcool gel 70% e 22 garrafas de 1 litro já envasadas que seriam comercializadas irregularmente no box 49 do pavilhão 22 da Ceasa-Irajá, Zona Norte da cidade. Na operação, que contou com a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e foi acompanhada pela Superintendência de Irajá, que recebeu a denúncia, os fiscais identificaram que o estabelecimento fracionava o produto, mesmo sem licença para a atividade e sem nota fiscal de compra.

No local, havia ainda 19 garrafões de 4.1kg já vazios. A loja será multada por fracionamento indevido de álcool, falta de rotulagem no produto, comercialização sem licença e falta de higiene. O dono e a gerente do estabelecimento serão conduzidos para a Decon.

Na quinta-feira (26), o Procon Estadual visitou supermercados e uma farmácia nos municípios de Niterói e Guapimirim.

No supermercado Superterê, no Centro de Guapimirim, os fiscais suspeitaram do preço cobrado pelo alho e solicitaram a apresentação das notas fiscais referentes ao período de fevereiro de 2020, até a data de hoje. Com isso, foi possível constatar um aumento de aproximadamente 43% no preço de venda em contraste com aumento de 33% no valor de custo. O auto de constatação lavrado será encaminhado ao departamento jurídico da autarquia para verificação de eventual abusividade.

Nos demais locais vistoriados não foi possível constatar aumento abusivo de preços nos produtos pesquisados, tais como o alho à granel e o álcool em gel, mas seus responsáveis fora orientados sobre a limitação da venda de quatro unidades por cliente de álcool em gel, máscaras e luvas, devendo afixar em local visível essa informação. Os fiscais também alertaram sobre a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos caixas das lojas.