Cidades se armam para 'guerra'

Tenda do hospital de campanha montada no Heat, no Colubandê - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os sintomas do Covid-19 são bastante similares aos de uma gripe ou um resfriado, mas para diferenciar as doenças, deve-se ter atenção aos três sintomas principais, tosse, febre alta e falta de ar. Em caso de suspeita, o Ministério da Saúde recomenda que o paciente só procure um hospital caso o problema agrave e que permaneça em casa de quarentena. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá têm se preparado para atender estes pacientes considerados graves através da construção de novos leitos e investindo nos hospitais públicos.

Os casos suspeitos leves, inicialmente, não necessitam de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e com medidas de precaução domiciliar. Porém, o Ministério da Saúde indica que é necessário avaliar cada caso. Já os casos graves, devem ser encaminhados a um hospital de referência estadual para isolamento e tratamento.

Diante deste cenário, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem se dedicado especialmente à contenção e tratamento do coronavírus, assim como os municípios da Região Metropolitana e do interior do estado. O governador Wilson Witzel anunciou a montagem de oito hospitais de campanha no estado, com 1,8 mil leitos no total, sendo 520 de CTIs, com previsão para funcionamento até o dia 30 de abril.

Os leitos de campanha ficarão distribuídos no Complexo do Maracanã, no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, no terreno do 23º BPM, no Leblon, patrocinado pela Rede D'or, e no aeroclube de Nova Iguaçu. Mais 100 leitos serão distribuídos em Campos dos Goytacazes, no Centro, e no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu. Além desses, há 200 leitos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), todos de CTI, para atender a população do estado.

O Governo do Estado também abriu novos leitos na última semana no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, com 100 novos leitos. Além desta unidade de saúde, já estão disponíveis 419 leitos no Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, no Hospital Estadual Anchieta, no Caju, e no Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro

Rio de Janeiro - A rede de saúde da cidade do Rio de Janeiro terá o reforço de quase mil leitos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A Prefeitura já está finalizando a montagem do hospital de campanha no Pavilhão 3 do Riocentro, que contará com 500 leitos. Outra unidade de saúde referência no tratamento do coronavírus é o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, que já conta com 381 leitos, sendo 182 de UTI adulto e 19 de UTI pediátrica. A unidade só recebe pacientes encaminhados por hospitais, UPAs ou unidades de Atenção Primária. Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), o Hospital Graffrée Guinlee e a Policlínica Piquet Carneiro estão dedicados a realização dos testes para Covid-19.

Niterói - Para atendimento de pacientes com sintomas como coriza, tosse, febre e falta de ar, a Prefeitura de Niterói montou uma estrutura externa no Hospital Municipal Carlos Tortelly, na Policlínica do Largo da Batalha e na Unidade de Urgência Mário Monteiro. O Prefeito Rodrigo Neves já entregou 14 novos leitos de UTI no Carlos Tortelly que está em pleno funcionamento só para atendimento de casos de coronavírus. O Hospital Oceânico, em Piratininga, na Região Oceânica, também será polo de atendimento da Covid-19, com 140 leitos.

São Gonçalo - Para receber pacientes com coronavírus em São Gonçalo, o Governo do Estado montou um modelo de hospital de campanha no estacionamento do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê. Esta semana a secretaria estadual de Saúde anunciou a construção de um hospital de campanha em uma área junto ao Heat. O novo espaço terá 200 leitos sendo 40 de CTI. Toda a estrutura de ferro está sendo montada e a previsão é que a unidade de guerra entre em operação até o dia 30 de abril.

O Hospital Luiz Palmier (HLP), no bairro Zé Garoto, também se tornou unidade de referência e internação no combate à pandemia, com 100 leitos disponíveis. A Casa de Saúde Menino de Deus, no Centro, ainda será equipada para receber os serviços que, atualmente, são prestados no HLP. A requisição administrativa irá ocorrer pelos próximos seis meses ou enquanto perdurar o estado de emergência em decorrência da pandemia do Covid-19.

O prefeito José Luiz Nanci colocou em operação também cinco novos locais para atender pacientes com suspeitas de contaminação pelo coronavirus. Além dos prontos socorros Central e Infantil e das UPAs, a população terá outras duas unidades no bairro do Zé Garoto, e uma em Venda da Cruz, Lagoinha e Patronato. As prefeituras de Maricá e de Niterói ainda destinarão R$ 45 milhões cada uma para ajudar o município de São Gonçalo na construção de hospitais de campanha.

Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou no prédio da Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, o novo ponto de atendimento do coronavírus, com 13 leitos, visando atender uma possível demanda de pacientes infectados. Um hospital de referência para tratamento da Covid-19 está sendo montado na antiga Casa de Saúde São Judas Tadeu, altura do bairro Rio Várzea, com 150 leitos, inicialmente.

Maricá- Caso algum morador de Maricá sinta os sintomas da Covid-19, deve se encaminhar ao primeiro polo de atendimento montado no Centro da cidade, no terreno do Esporte Clube Maricá. Outros dois polos serão inaugurados nas semanas seguintes, um em Itaipuaçu e outro em Ponta Negra. O Hospital Conde Modesto Leal também está recebendo pacientes graves de coronavírus, mas vai seguir com o atendimento de outros casos clínicos. O Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, que está em fase de finalização, só fará atendimento de alta complexidade do Covid-19 e contará com 138 leitos.

Dúvidas - Através do Disque 160, central telefônica gratuita, a população pode tirar dúvidas sobre o coronavírus, como os sintomas e quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde.

Quase mil leitos para pacientes com Covid-19 no Rio

A rede de saúde da cidade do Rio de Janeiro terá o reforço de quase mil leitos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A Prefeitura já está finalizando a montagem do hospital de campanha no Pavilhão 3 do Riocentro, que contará com 500 leitos. Outra unidade de saúde referência no tratamento do coronavírus é o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, que já conta com 381 leitos, sendo 182 de UTI adulto e 19 de UTI pediátrica. A unidade só recebe pacientes encaminhados por hospitais, UPAs ou unidades de Atenção Primária. Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), o Hospital Graffrée Guinlee e a Policlínica Piquet Carneiro estão dedicados a realização dos testes para Covid-19.

Niterói amplia leitos no combate ao coronavírus

Para atendimento de pacientes com sintomas como coriza, tosse, febre e falta de ar, a Prefeitura de Niterói montou uma estrutura externa no Hospital Municipal Carlos Tortelly, na Policlínica do Largo da Batalha e na Unidade de Urgência Mário Monteiro. O Prefeito Rodrigo Neves já entregou 14 novos leitos de UTI no Carlos Tortelly que está em pleno funcionamento só para atendimento de casos de coronavírus. O Hospital Oceânico, em Piratininga, na Região Oceânica, também será polo de atendimento da Covid-19, com 140 leitos.

Hospital de Campanha contra o covid-19 no Colubandê

Para receber pacientes com coronavírus em São Gonçalo, o Governo do Estado montou um modelo de hospital de campanha no estacionamento do Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê. Esta semana a secretaria estadual de Saúde anunciou a construção de um hospital de campanha em uma área junto ao HEAT. O novo espaço terá 200 leitos sendo 40 de CTI. Toda a estrutura de ferro está sendo montada e a previsão é que a unidade de guerra entre em operação até o dia 30 de abril.

O Hospital Luiz Palmier (HLP), no bairro Zé Garoto, também se tornou unidade de referência e internação no combate à pandemia, com 100 leitos disponíveis. A Casa de Saúde Menino de Deus, no Centro, ainda será equipada para receber os serviços que, atualmente, são prestados no HLP. A requisição administrativa irá ocorrer pelos próximos seis meses ou enquanto perdurar o estado de emergência em decorrência da pandemia do Covid-19.
O prefeito José Luiz Nanci colocou em operação também cinco novos locais para atender pacientes com suspeitas de contaminação pelo coronavirus. Além dos prontos socorros Central e Infantil e das UPAs, a população terá outras duas unidades no bairro do Zé Garoto, e uma em Venda da Cruz, Lagoinha e Patronato. As prefeituras de Maricá e de Niterói ainda destinarão R$ 45 milhões cada uma para ajudar o município de São Gonçalo na construção de hospitais de campanha.

Itaboraí prevê abertura de mais de 150 leitos

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou no prédio da Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, o novo ponto de atendimento do coronavírus, com 13 leitos, visando atender uma possível demanda de pacientes infectados. Um hospital de referência para tratamento da covid-19 está sendo montado na antiga Casa de Saúde São Judas Tadeu, altura do bairro Rio Várzea, com 150 leitos, inicialmente.

Polos de atendimento em Maricá

Caso algum morador de Maricá sinta os sintomas da covid-19, deve se encaminhar ao primeiro polo de atendimento montado no Centro da cidade, no terreno do Esporte Clube Maricá. Outros dois polos serão inaugurados nas semanas seguintes, um em Itaipuaçu e outro em Ponta Negra. O Hospital Conde Modesto Leal também está recebendo pacientes graves de coronavírus, mas vai seguir com o atendimento de outros casos clínicos. O Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, que está em fase de finalização, só fará atendimento de alta complexidade do covid-19 e contará com 138 leitos.

Atendimento telefônico sobre o coronavírus

Através do Disque 160, central telefônica gratuita, a população do Rio agora pode tirar dúvidas sobre o coronavírus, como os sintomas e quando é o momento certo de buscar uma unidade de saúde.