Prefeitura do Rio vai abrir novos leitos para tratamento de covid-19

Prefeitura do Rio atualiza número de leitos covid-19, taxa de ocupação SUS e fila da regulação - Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 755 leitos exclusivos, desde o início da pandemia, para o tratamento da covid-19. Deste total, 171 são leitos de UTI. Com a chegada de 306 respiradores e outros insumos, será possível abrir novos leitos nos próximos dias.

Desde o dia 1º de maio, foram abertos 282 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid, 100 deles no Hospital de Campanha inaugurado pela Prefeitura no Riocentro. Hoje são 77 pacientes internados no Hospital de Campanha.

Em toda a rede municipal, há 624 pessoas internadas em leitos dedicados a Covid-19, sendo 169 em leitos de UTI.

Nos leitos ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que esses leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua de portas abertas para pacientes com outras necessidades.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.605 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 488 em UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 87%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 83%, também no município.

Fila para transferência

Em todos os hospitais públicos da cidade do Rio – e não apenas nas unidades da rede municipal – há 710 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19, sendo 312 para leitos de UTI. Os pacientes podem ser regulados para internação em qualquer uma das diferentes redes, seja federal, estadual ou municipal.