Em dia de recorde de mortes, Niterói afrouxa o isolamento

Durante dois meses a Avenida Ernani do Amaral Peixoto ficou irreconhecível, praticamente deserta devido ao isolamento - Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de cerca de 60 dias de isolamento social, Niterói está adotando, a partir desta quinta-feira (21), a flexibilização das medidas de restrição. A decisão, no entanto, acontece em um dos períodos mais críticos da pandemia no estado e no país. O Rio de Janeiro atingiu ontem o recorde de óbitos em decorrência da doença, com 227 novas vítimas. Somente em São Gonçalo, cidade vizinha, foram 15 mortes em 24 horas.

Em Niterói, segundo dados anunciados pelo prefeito Rodrigo Neves durante live diária nas redes sociais, são 1.387 casos, sendo 748 infectados em isolamento domiciliar ou nos centros de quarentena e 64 internados. Outras 497 pessoas se recuperaram e 78 morreram por complicações causadas pelo novo coronavírus.

Apesar disso, Rodrigo Neves garantiu que a flexibilização, chamada por ele de "medida de transição gradual ao novo normal" é pautada na ciência e em dados analisados por especialistas.

"O aspecto mais importante de toda essa nossa batalha, e que Niterói esteja na situação que inspira atenção de todos nós - muito menos dramática e caótica que outras cidades - devemos, sobretudo, à disciplina e ao esforço de cada um dos niteroienses, que perseveraram juntos nessas oito semanas de isolamento social", observou Neves.

O prefeito ainda afirmou que Niterói é uma das cidades que conseguiram o melhor resultado em termos de adesão ao isolamento:

"Os dados indicam que Niterói atingiu entre 80% e 90% do isolamento social desejável. É o melhor isolamento social do Rio e, provavelmente, do Brasil. Com isso, achatamos a curva desse ciclo de epidemia, reduzimos a taxa de transmissão do vírus, de letalidade e proporção de ocupação de leitos. Isso tudo foi muito importante para os próximos passos", justificou o prefeito.

Durante as explicações enumeradas por Rodrigo Neves na live, grande parte dos internautas, no entanto, não concordaram com a flexibilização das medidas de isolamento.

"Senhor prefeito, a guerra não está vencida. Será a hora mesmo de flexibilizar?", argumentou um internauta.

"Centro de Niterói com muitas pessoas sem máscaras. Este vírus tem um alto índice de contágio e contaminação. Vai ter que morrer mais para voltar atrás", disse outro espectador.

Taxa de letalidade - Em um gráfico apresentado durante a transmissão ao vivo, a prefeitura comparou a taxa de letalidade com outros municípios. Niterói, segundo os dados apresentados, tem 5,3% de letalidade, o menor entre os indicados na tabela. A cidade vizinha, São Gonçalo, tem 14%. A capital fluminense, epicentro da pandemia no estado, tem 14,7%, enquanto Duque de Caxias tem 12,8%. Esses dados, segundo a prefeitura, são alguns dos que contribuíram na tomada de decisão.

Com a volta gradual das atividades econômicos e sociais, o prefeito de Niterói destacou que a população deverá adotar novos hábitos de convívio, enquanto o mundo ainda "corre atrás" da vacina contra a covid-19. Essa mudança também foi defendida pelo secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

"Isso (dados) mostra a eficácia de Niterói na resposta ao covid-19. Esses resultados hoje possibilitaram que Niterói entre numa nova fase. A guerra não está vencida, mas Niterói tem condições de estabelecer essa nova fase. É gradual e será feita com segurança. Infelizmente, enquanto o mundo não descobrir a vacina, vamos ter que nos acostumar com uma nova forma de viver em sociedade", ressaltou o secretário.

Cores - A flexibilização será definida através de um sistema de cores. Os estágios terão as cores preta (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas - estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta).

De acordo com a prefeitura, um conjunto de fatores avaliados por um conselho - que será liderado pelo reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio da Nóbrega - será determinante para a mudança de cor. Esses fatores são a taxa transmissão do vírus na cidade e a capacidade de atendimento e internação. O peso da avaliação, em 55%, será da capacidade de transmissão da doença. A Prefeitura de Niterói ainda explicou que a cidade pode regredir ao estágio anterior e voltar a adotar o isolamento mais rígido.

Nesta quinta-feira (21), Niterói passará para do estágio vermelho para o laranja e serão autorizados a abrir as portas as óticas, consultórios e clínicas médicas e odontológicas, lojas de material de construção e oficinas mecânicas. Quem não fizer parte desses serviços, deverá permanecer em isolamento até 30 de junho, conforme o novo decreto da prefeitura.

As atividades físicas individuais serão permitidas na orla niteroiense, mas em esquema de rodízio. Das 6h às 9h para pessoas abaixo de 60 anos; das 9h às 11h para idosos, e das 16h às 22h para menores de 60. O uso de máscaras será obrigatório para todos, sob pena de multa de R$ 180.

"As praias continuam fechadas para esportes coletivos. Não vamos permitir, em hipótese alguma, aglomerações nas praias", reforçou Rodrigo Neves.

Entre o dia 22 e 23 serão iniciados treinamentos de protocolos de medidas sanitárias que deverão ser praticadas pelos estabelecimentos permitidos no sinal laranja a partir de segunda-feira (25), como escritórios de contabilidade e advocacia. Todas essas atividades que serão permitidas, segundo Neves, estão detalhadas no decreto que está sendo publicado nesta quarta-feira.