Prefeitura realiza reunião com comerciantes em São Gonçalo

A solicitação acontece durante o decreto assinado pelo prefeito José Luiz Nanci esta semana que prorroga o isolamento social rígido - Foto: ALEX RAMOS

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entidades empresariais dos setores de comércio em geral e de serviços dos shoppings centers de São Gonçalo se reuniram na tarde desta terça-feira (19), com autoridades da prefeitura, solicitando que o governo autorize vendas através do sistema “Drive Thru” como forma de amenizar os problemas enfrentados, principalmente, pelas empresas de médio e pequeno porte.

A solicitação acontece durante o decreto assinado pelo prefeito José Luiz Nanci esta semana que prorroga o isolamento social rígido até o dia 31 de maio. Mas o governo se mostrou sensível à reivindicação e pediu aos empresários que preparem um projeto junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e de Saúde e a Procuradoria Geral.

"Estamos aqui para trabalhar em conjunto. Vocês preparam a minuta e vamos discutir novamente. Se for viável, vamos colocá-la em prática", garantiu a secretária chefe de gabinete da prefeitura, Eliane Gabriel.

A frente do movimento, o vereador Alexandre Gomes lembrou que dezenas de municípios do país vêm aderindo ao sistema "Drive Thru" e que o objetivo principal é o aquecimento da economia além do comércio essencial. "Temos certeza que a opção é viável e segura. Como o sistema adotado em lanchonetes e lojas de fast-food, nossa proposta é que outros setores do comércio tenham esta opção neste período de isolamento social", explicou.

Além de garantir o "Drive Thru" nos shoppings, a proposta colocaria o serviço ao longo de uma determinada rua ou avenida no Centro e no bairro do Alcântara, os dois maiores polos comerciais da cidade. Os pedidos seriam feitos por aplicativos, sites e até por whatsApp e retirados no local indicado, sem aglomeração.

A ideia foi bem recebida pela população. "Gostei disso. Acho que podemos comprar outras coisas, além de remédio e comida, com responsabilidade. Estou precisando comprar uns sapatos e seria uma ótima oportunidade", garantiu a professora Gilda de Araújo, de 38 anos.

Outra também que gostou da sugestão foi a auxiliar de produção Cristina Lopes, de 36 anos. "Seria uma boa oportunidade principalmente para o comércio manter o emprego das pessoas. Em seguida, poderíamos comprar outras coisas que não tem no comércio essencial. Por mim, já está aprovado", conta.