João Pedro: policiais e piloto prestam depoimento na DH

O processo de identificação do outro cadáver ainda está em andamento - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais que participaram de operação na segunda-feira (18), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, prestaram depoimento nesta quarta-feira (20), na Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói. A ação resultou na morte do adolescente João Pedro Matos Pinto, de 14 anos.

Foram ouvidos três policiais e duas testemunhas do crime. A investigação aguarda resultado do exame de confronto balístico e da perícia no corpo do jovem, para apurar de onde partiu o tiro que atingiu João na região da barriga.

Também prestou depoimento o piloto do helicóptero da Polícia Civil que socorreu João e levou o menino, que morreu durante o trajeto, para ser atendido na base do Corpo de Bombeiros na Lagoa, Zona Sul do Rio. O delegado Allan Duarte, titular da especializada, comentou sobre a investigação, durante entrevista à TV Globo.

"Vai ser apurada a logística do socorro. A gente lamenta muito o acidente com o jovem com a vida inteira pela frente e a Polícia vai trabalhar duro para dar uma resposta à sociedade", disse.

Celulares - Também nesta quarta-feira (20), parentes e familiares do adolescente João Pedro Matos Pinto disseram que três celulares que pertencem aos jovens encurralados dentro de casa foram apreendidos por policiais civis da Core. Segundo eles, foi apreendido, inclusive, o celular da vítima.

"Levaram o celular do João Pedro. Levaram os celulares dos meninos que estavam juntos. Para quê? Já iniciaram uma investigação entre eles ou então começaram ali mesmo a destruição de provas concretas de um assassinato?", questionou, pelo Twitter, Rafaela Cassiano, amiga dos jovens e moradora do Complexo do Salgueiro.

72 tiros - Segundo líderes comunitários, que estiveram na residência do adolescente morto, nesta quarta-feira (20), cerca de 72 marcas de tiros podem ser contadas na área do interior da casa de João Pedro, que é usada pela família como área de lazer.

A visita dos líderes comunitários contou com o acompanhamento da ONG Rio de Paz, que está prestando assistência para a família do jovem. As balas, segundo o vídeo divulgado nas redes sociais, atingiram paredes, uma televisão e outros equipamentos.

Solidariedade - O governador Wilson Witzel, na noite da última terça (19), se pronunciou sobre a morte do adolescente. Por meio de suas redes sociais, o governador prometeu investigação até que os culpados pelo crime sejam responsabilizados.

#ProcuraseJoãoPedro - Enquanto procuravam por notícias do paradeiro de João Pedro, familiares e amigos subiram a hashtag #ProcuraseJoãoPedro nas redes sociais. Várias pessoas se sensibilizaram com o drama da família e ajudaram a divulgar o desaparecimento do garoto. O assunto, na manhã de terça, chegou ao primeiro lugar entre os destaques do Twitter no Brasil. Após a confirmação da morte, as mensagens passaram a receber um tom de revolta.