Prefeitura do Rio realiza higienização na Zona Norte

Agentes da Comlurb fizeram a pulverização e limpeza na Comunidade Faz Quem Quer, em Colégio - Foto: Divulgação/Comlurb

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, fez operações especiais de higienização nesta quinta-feira (21) e reforçou os serviços na Comunidade Faz Quem Quer, no Bairro de Colégio, e mais 35 comunidades das Zonas Norte, Sul, Oeste e Central da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9 de abril e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, já chegou a mais de 500 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro.

Nesta quinta, na Zona Sul, Grande Tijuca e Área Central, o serviço foi realizado em 16 comunidades: Arará, em Benfica, Cantagalo, em Ipanema, Coroa, em Santa Teresa, Cruzada São Sebastião, no Leblon, Mangueira, Mineira, no Catumbi, Morro da Conceição, na Área Portuária, Morro do Cruz, no Andaraí, Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Pantanal e Pereira da Silva, na Tijuca, Querosene, no Estácio, Recanto Familiar, Tabajaras, em Copacabana, Tavares Bastos, no Catete, e Vidigal, com um total de 48 garis, quatro pipas d’água, três vans lava-jato e 35 pulverizadores.

Na Zona Norte foram incluídas na programação de quinta, 16 comunidades: Coreia, em Manguinhos, Caracol, na Penha, Águia de Ouro, em Inhaúma, Morro do Urubu, entre Abolição, Piedade e Pilares, Faz Quem Quer, em Colégio, Pedrinhas, em Rocha Miranda, Fubá, em Quintino, Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Loteamento 571, em Ricardo de Albuquerque, Vila Joaniza, na Ilha do Governador, Fazenda Botafogo, Linha Verde, Complexo do Chapadão e Parque Colúmbia, na Pavuna, Nova Esperança, em Costa Barros, e Henrique de Góis (Rua 2), em Honório Gurgel. Os trabalhos foram realizados por 29 garis, com apoio de nove pipas d’água e 15 pulverizadores.

Já na Zona Oeste o trabalho de higienização foi realizado em quatro comunidades: Travessa Piraquara, em Realengo, Vila Kennedy, e Cesarão, em Santa Cruz, com 12 garis, três pipas d’água e oito pulverizadores, e na comunidade Vila Amizade, em Vargem Grande, com 20 garis, uma pipa d’água e dois pulverizadores.

A Comlurb segue também com as operações especiais de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais de bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas da família e postos de saúde e acesso às estações de modais de transportes, entre outros. Para essas ações, a Companhia conta com 42 garis com pulverizadores.

A Companhia está utilizando hipoclorito de sódio nos pulverizadores durante as operações de higienização. O produto não faz espuma e é bastante eficiente na desinfecção. Ele é diluído em água, na proporção 1×1, ou seja um litro de hipoclorito para um litro de água.