Apoiadores de Bolsonaro na mira de operação sobre fake news

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Deputados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro são alvo de operação da Polícia Federal, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e no Distrito Federal, na manhã desta quarta-feira (27). A ação faz parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura divulgação de fake news e intimidações à Suprema Corte.

São cumpridos mandados de busca e apreensão, além de intimações para que os envolvidos compareçam para prestar depoimento sobre o caso. É a segunda grande operação coordenada pela PF em apenas dois dias. Na terça-feira (26), foi deflagrada a Operação Placebo, que teve como um dos alvos o governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro.

No caso dos deputados, não houve busca por conta do foro privilegiado, apenas entrega de intimações. O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, determinou que os parlamentares sejam ouvidos em até 10 dias. Veja a lista de deputados federais e estaduais que deverão prestar esclarecimentos.

Deputados federais

Bia Kicis (PSL-DF)
Carla Zambelli (PSL-SP)
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Filipe Barros (PSL-PR)
Junio Amaral (PSL-MG)
Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP)

Deputados estaduais

Douglas Garcia (PSL-SP)
Gil Diniz (PSL-SP)

O nome de Carla Zambelli tem estado em destaque ao longo da semana após ela supostamente ter antecipado a Operação Placebo, que apura irregularidades em contratos emergenciais para combate ao coronavírus no Rio de Janeiro, durante entrevista à Rádio Gaúcha. Ela se manifestou por meio de suas redes sociais, sobre a operação desta quarta.

“Estamos vivendo um estado de exceção, ironicamente sob os aplausos dos que acusam o Presidente Jair Bolsonaro de querê-lo. Está na hora do Sr. Davi Alcolumbre (presidente do Senado) cumprir seu dever constitucional e analisar com carinho os pedidos de impeachment contra o responsável por esse absurdo”, disse.

Ainda que os parlamentares não tivessem sido alvo dos mandados de busca e apreensão, computadores foram apreendidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde Gil Diniz e Douglas Garcia exercem seus mandatos. Este último, por meio de vídeo, se defendeu, afirmando que o que ele faz são apenas críticas ao STF.

Apoiadores, blogueiros e empresários

Entre os demais bolsonaristas que foram alvos de mandados de busca e apreensão estão o ex-deputado e condenado no Mensalão, Roberto Jefferson (PTB), o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e o blogueiro Allan dos Santos, proprietário do site Terça Livre, conhecido por defender as pautas de Jair Bolsonaro.

Jefferson, que recebeu os policiais em sua casa em Comendador Levy Gasparian, se manifestou por meio de suas redes sociais e classificou a ação como “canalha” e acusou o ministro Alexandre de censura. “Com um mandado de busca e apreensão, expedido contra mim por Alexandre de Moraes, STF, para aprender meus computadores e minhas armas. Atitude soez, covarde, canalha e intimidatória, determinada pelo mais desqualificado Ministro da Corte. Não calarei. Censura”, publicou.

Já Luciano Hang afirmou que sempre prezou pela transparência e que não tem nada a esconder, além de ter demonstrado tranquilidade em relação à situação. "Levaram meu celular e o meu computador pessoal. Jamais atentei ou fiz fake news contra o STF. Estou muito tranquilo", disse Hang, por meio de vídeo.

Allan dos Santos falou com jornalistas após os policiais federais realizarem buscas e apreenderem equipamentos em sua casa, num bairro nobre de Brasília. Ele reclamou que seu advogado teria tentado obter acesso ao inquérito, para saber se ele era investigado, mas que isso não foi permitido pelo STF.

“É atentado à democracia, não querem respeitar o voto e as pessoas que elegeram o presidente por um processo democrático. Nunca o STF agiu dessa maneira, aí agora eles querem agir dessa maneira. Eles levaram meu computador, em que faço as pautas, mas a gente vai continuar denunciando. Eu nunca soube o que o STF queria nesse inquérito, se eu era réu ou investigado, o processo estava sendo desrespeitado”, disse o blogueiro.

Veja quais foram os apoiadores do presidente alvos de busca e apreensão:

Luciano Hang (SC)

Roberto Jefferson (RJ)

Allan dos Santos, blogueiro (DF)

Sara Winter (DF)

Winston Lima, blogueiro (DF)

Edgard Corona, empresário (SP)

Edson Pires Salomão (SP)

Enzo Leonardo Suzi (SP)

Marcos Bellizia (SP)

Otavio Fakhoury (SP)

Rafael Moreno (SP)

Rodrigo Barbosa Ribeiro (SP)

Paulo Gonçalves Bezerra (RJ)

Reynaldo Bianchi Júnior (RJ)

Bernardo Kuster (PR)

Eduardo Fabris Portella (PR)

Marcelo Stachin (MT)