Fiocruz alerta que flexibilização coloca em risco o Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar do governo do Rio de Janeiro já sinalizar o início de uma abertura gradual das atividades econômicas nos municípios, o isolamento social ainda se mostra a atitude mais eficaz no combate a pandemia do novo coronavírus. Esse alerta foi emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) após reforçar que uma flexibilização desregulada pode colocar em risco estados como o RJ, citando que caso as medidas preventivas não sejam cumpridas, é possível que exista uma necessidade global de restrições até o ano de 2024.

Um estudo da entidade científica indica que, mesmo com a restrição parcial ou total, conhecido como lockdown, a covid-19 continuará circulando e qualquer nível de relaxamento resultará em aumento de casos e mortes.

No caso do estado do Rio, a flexibilização das medidas na capital ou em municípios próximos pode colocar em risco toda a população fluminense, segundo os estudiosos. Contabilizando 4.856 óbitos e 44.886 casos confirmados de Covid-19, o Rio passou países como a China (4.638) e a Índia (4.711) em número de mortes. O número de infecções no RJ apresenta crescimento, mesmo que desacelerado, de acordo com a Fiocruz.

Questionada, a Prefeitura de Niterói informou que as regras de restrição de circulação e isolamento social serão mantidas até 30 de junho. O município implantou um plano de transição gradual para o novo normal, com um sistema de cores para identificar estágios de combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. Segundo a pasta, esse plano de transição gradual para a nova normalidade foi desenvolvido por um grupo de trabalho, que contou com a participação de técnicos da Prefeitura e especialistas do meio acadêmico e foi baseado na ciência e nas melhores experiências internacionais.

Já em Itaboraí, a prefeitura explicou que o decreto Municipal prevê medidas de isolamento e enfrentamento do Covid-19 até o próximo domingo dia 31 de maio. Segundo ela, será editado e publicado novo decreto que estenderá o isolamento intensificando as ações de fiscalização a partir do dia 1 até o dia 08 de junho. Após esse período de 8 dias, as autoridades sanitárias municipais e demais Secretarias pretendem avaliar as alterações que poderão viabilizar ou não a implementação do Plano Municipal de Retomada e Reabertura Gradual da Atividade Produtiva e Comercial, que terá como base o Modelo proposto pelo Governo do Estado do RJ.

No município de São Gonçalo foi assinado pelo prefeito José Luiz Nanci na noite desta sexta, a prorrogação do isolamento social até o dia 8 de junho, como medida para conter a propagação do Coronavírus. Com isso, fica determinado o fechamento total de todos os estabelecimentos não essenciais, sendo vedado, ainda, que a população permaneça em vias e locais públicos durante este tempo. Segue mantida a proibição do funcionamento de academias de esportes.