Nova Iguaçu divulga plano de retomada gradual do comércio

Serviço de retirada e entrega domiciliar durante o período de isolamento social - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nova Iguaçu, na baixada fluminense, começa hoje (4) a implementar o plano de reabertura do comércio na cidade, após as medidas restritivas para conter o contágio de covid-19. O comércio não essencial na cidade está fechado desde o dia 22 de março e a cidade decretou estado de calamidade pública por causa da pandemia no dia 31 do mesmo mês.

Segundo a prefeitura, a reabertura começa pelo Calçadão de Nova Iguaçu, de forma experimental. Será permitido a circulação máxima 5.328 pedestres ao mesmo tempo e o fluxo será monitorado pelo ônibus do Programa Iguaçu Mais Seguro, estacionado na Praça Rui Barbosa. A partir de segunda-feira (8) a abertura do comércio passa a valer para todos os outros bairros.

Estão autorizados a retomar as atividades os prestadores de serviços, profissionais liberais, concessionárias, escritórios de contabilidade e advocacia, imobiliárias e lojas de artigos de escritórios, papelarias, presentes, telefonia, celulares e acessórios, joias, semijoias, perfumarias, bijuterias, equipamento fotográficos, fotografias e copiadoras, lojas de departamentos, magazine e bazar.

No Calçadão de Nova Iguaçu, o funcionamento será de 7h às 17h e as 13 barreiras sanitárias instaladas no local serão mantidas. Para acessar o Calçadão, as pessoas terão que informar o destino e passar por uma triagem com aferição de temperatura, além de higienizar as mãos com álcool em gel 70% disponibilizado em totens e lavatórios.

Todos os funcionários e clientes deverão usar máscaras e não será permitida a circulação de crianças de até 12 anos. Os estabelecimentos deverão testar os funcionários, adotar regime de escala, manter o distanciamento mínimo de 2 metros, fixar cartazes com o limite de pessoas e monitorar a entrada de clientes, além de criar um horário para atendimento exclusivo para pessoas do grupo de risco.

Cada etapa da reabertura vai durar duas semanas, podendo variar de acordo com a evolução do número de casos de covid-19 na cidade e a ocupação de leitos dos hospitais. A prefeitura criou um sistema de bandeiras para informar a população sobre a situação e um painel informativo será disponibilizado no site do órgão a partir de domingo (7).

Na segunda etapa será permitido o retorno dos salões de beleza, galerias e lojas de calçados, bolsas e acessórios, eletrodomésticos, eletrônicos e autorizadas. Na terceira fase serão liberadas as lojas de vestuário, academias, shoppings e centros comerciais.

As medidas relacionadas a restaurantes, bares e lanchonetes serão reavaliadas. No momento, eles estão autorizados a funcionar com o atendimento limitado a 30% da sua capacidade, com retirada no local e serviço de entrega.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Nova Iguaçu está entre as cidades com mais registros de covid-19 no estado, sendo a terceira em número de casos, com 1.875, e também de óbitos, com 202.