Pouca movimentação nos transportes públicos após flexibilização

Pouca movimentação nos transportes públicos após flexibilização - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar da flexibilização no isolamento social determinada pelos decretos do governador Wilson Witzel e do prefeito Marcelo Crivella, é baixa a movimentação de passageiros nos transportes públicos de Niterói e São Gonçalo que seguem para o Rio.

De acordo com CCR Barcas, não foi detectado o aumento de passageiros nas viagens feitas pelo trajeto Araribóia x Praça XV e vice-versa após a determinação de flexibilização. A concessionária afirmou que segue com uma queda de 74% na demanda de passageiros no serviço de transporte aquaviário, de uma média diária de 80 mil para 20 mil passageiros. As linhas Charitas e Cocotá seguem fora de operação. 

Os pontos de ônibus intermunicipais de São Gonçalo também estavam vazios na manhã desta quarta-feira (10).

Já no Rio, a situação era diferente. Os trens circulavam com vagões lotados no trajeto de Santa Cruz à Central do Brasil, na manhã desta quarta, com passageiros se aglomerando ao longo da viagem. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Transporte, trens e metrôs devem funcionar com 50% da capacidade de lotação. Os ônibus intermunicipais e as barcas devem transportar apenas passageiros sentados.

Barreiras sanitárias em Niterói

Desde o último sábado (6), a Guarda Municipal está atuando em quatro barreiras sanitárias, localizadas em pontos estratégicos de Niterói: barcas, Avenida Jansen de Mello, Avenida Feliciano Sodré e Alameda São Boaventura.

Os agentes verificam o uso de máscaras e medem a temperatura das pessoas. Segundo o último levantamento, desde 21 de maio, quando a lei que determina o uso obrigatório de máscaras passou a vigorar, 63 pessoas foram multadas por não usarem o equipam nos ônibus.

De acordo com o Departamento de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Detro), desde a volta dos ônibus e vans intermunicipais, no último sábado (6), o órgão realiza fiscalizações diárias simultaneamente em 29 pontos de todo o estado, sendo 21 na Região Metropolitana. Além de realizar operações volantes, os fiscais atuaram nos acessos à ponte Rio-Niterói, no Centro de Itaboraí, nos terminais rodoviários João Goulart, Alcântara, Bacaxá, além da Novo Rio e das rodoviárias de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Volta Redonda e Teresópolis. As equipes também estiveram em pontos estratégicos da Capital, como Avenida Brasil, Central do Brasil, Linhas Vermelha e Amarela, entre outros. 

Nos pontos da cidade de Niterói, foram aplicadas 10 multas, sendo quatro em vans flagradas embarcando passageiros ao longo do percurso e seis em ônibus descumprindo o Decreto 47.108, como a higienização dos veículos, a disponibilização de álcool gel nos coletivos para os passageiros, se foi cumprida determinação de não carregar passageiros em pé e o uso obrigatório de máscaras pelo motorista e pelos passageiros.