Ferramenta permite acompanhar fluxos de mobilidade entre cidades durante o feriado

celular - Foto: Arquivo EBC

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em tempos de conscientização sobre a necessidade de isolamento social, a plataforma City Analytics – Mapa de Mobilidade, lançada recentemente no Brasil pela Enel X e pela HERE Techologies, permite uma análise sobre o comportamento do brasileiro nesse período, principalmente em uma semana com feriado nacional, que costumava movimentar as estradas do país. Por meio da ferramenta, cidadãos, governos estaduais e municipais podem ter acesso ao mapeamento de fluxos de mobilidade em 1.800 cidades brasileiras. O acesso gratuito às informações ficará disponível até o fim da pandemia.

O City Analytics – Mapa de Mobilidade usa a tecnologia de Big Data para estimar variações na locomoção de pessoas e mapear fluxos de movimentos entre municípios, macro regiões e Estados, com base em análises de dados anônimos e agregados de veículos, mapas e sistemas de navegação conectados – produzidos graças a conexões com dados de aplicativos móveis e informações públicas de agências governamentais.

As informações disponibilizadas pela plataforma podem ser utilizadas para definição e criação de diversas estratégias pela administração pública, como monitoramento e planejamento do tráfego entre as cidades, por exemplo. No cenário de pandemia, podem auxiliar a entender melhor os impactos das medidas de isolamento social, identificar áreas que precisam de mais apoio na implementação dessas medidas e analisar o retorno gradual à normalidade de maneira orientada por dados, quando a pandemia terminar.

Os indicadores estão disponíveis para todos os usuários por meio de um painel da web, que pode ser acessado no site da Enel X no link. Os dados estão disponíveis em escala regional, estadual e municipal e são atualizados diariamente, às 12h.

Informações que podem ser encontradas na plataforma, em um mapa interativo:

- Variação em % das viagens em comparação com o mesmo dia da semana anterior e em comparação com um período de referência anterior à emergência;

- Variação em % da distância média percorrida em comparação com o mesmo dia da semana anterior e em comparação com um período de referência anterior à emergência;

- Fluxos de entrada e saída na área de referência.