São Gonçalo: população faz fila na porta dos shoppings

População faz fila na reabertura dos shoppings em São Gonçalo - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo com o número crescente número de casos confirmados e de mortes por covid-19, o prefeito de São Gonçalo e médico José Luiz Nanci assinou decreto que permite a reabertura de estabelecimentos comerciais na cidade. Com a determinação fica permitido o funcionamento de shoppings, centros comerciais, bares, restaurantes, feiras livres e a prática de atividades físicas ao ar livre. E a população gonçalense fez fila para entrar nos shoppings neste primeiro dia de reabertura. 

A cidade, que ao longo da quarentena tem registrado aglomerações nos principais centros comerciais, conta com 256 óbitos em decorrência do coronavírus de acordo com último boletim. Um mês atrás, o número de mortes no município era 65, ou seja, quase 200 a menos.

Segundo a prefeitura, a decisão da reabertura foi tomada com base em dados epidemiológicos. O Executivo afirmou que continuará analisando esses dados e que, caso necessário, poderá modificar o decreto para o novo isolamento. Inicialmente, as medidas ficam mantidas até o dia 30 de junho.

No decreto, a reabertura dos centros comerciais também se justifica pela "necessidade de retomada da economia gonçalense, e, como corolário, as previsões de arrecadação de tributos, diante da dificuldade encontrada para realização dos compromissos orçamentários e financeiros, inclusive para pagamento de pessoal, que poderia acarretar prejuízos consideráveis à sociedade gonçalense, com sério gravame à economia e à ordem pública administrativa".

Sobre as aglomerações registradas da cidade, a prefeitura declarou que é preciso que a população tenha consciência.

"Muitas vezes um local é fiscalizado e 10 minutos após a equipe sair, os profissionais/lojistas fiscalizados retornaram as atividades ilegais", a prefeitura em nota.

Os shoppings, centros comerciais e galerias devem seguir uma série de protocolos e medidas para receber os clientes e funcionários. O horário de funcionamento deve ser de 12h às 20h, com o limite de 50% de sua capacidade total.

Os estabelecimentos devem fornecer álcool 70%; permitir o acesso e circulação no interior do estabelecimento apenas a clientes, frequentadores e funcionários que estiverem usando máscara de proteção respiratória; adotar medidas de contenção do acesso ao interior do estabelecimento com vistas a manter o distanciamento mínimo de um metro entre cada cliente; manter fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres; limitar a capacidade de utilização de praças e quiosques de alimentação a 30% da capacidade de mesas e assentos; proibir o uso de provadores pelos clientes; limitar o uso do estacionamento a 50% da capacidade; garantir a qualidade do ar dos ambientes climatizados, seguindo os protocolos de manutenção; espaços como estoques, copa ou outras áreas de serviço deverão ser usados com as mesmas regras de distanciamento e higiene que os espaços comerciais.

Os lojistas comemoraram a volta e dizem estar preparados para as novas adaptações.

"Estou emocionado com a volta porque lutei tanto para conquistar essa loja. Depois de todas as dificuldades que passamos durante o fechamento do shopping poder voltar a trabalhar é gratificante. Esperamos que tudo volte ao normal logo para todos e estamos dispostos a seguir todas as recomendações do shopping", disse Dibran Júnior, proprietário de um estúdio de tatuagem no Partage Shopping São Gonçalo.

No caso dos bares, restaurantes e lanchonetes, o atendimento ao público para refeições no local está limitado a 30% de suas capacidades.

Os funcionários das feiras livres devem garantir que as barracas terão que ficar a um metro de distância uma da outra e terão que disponibilizar álcool em gel para os clientes.

De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, a fiscalização será feita pela vigilância sanitária e fiscalização de posturas. O estabelecimento que não cumprir as determinações será multado em R$ 9 mil, podendo perder o alvará.

Boletim - No dia em que reabriu shoppings, bares e restaurantes, a cidade de São Gonçalo registrou mais 10 mortes em decorrência do novo coronavírus. Com mais esses dados, o número de vítimas no município chegou a 266, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, São Gonçalo contabiliza 9.834 casos suspeitos, 2.354 confirmados, 883 descartados, 503 curados, 266 óbitos confirmados e 30 óbitos em investigação.