Público retorna aos shoppings no Rio, após quase três meses

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de quase três meses fechados, os shoppings da cidade do Rio voltaram a funcionar nesta quinta-feira (11). A Prefeitura do Rio determinou uma série de normas essenciais e obrigatórias, as chamadas Regras de Ouro, para a reabertura dos centros comerciais.

Além das medidas já citadas, alguns shoppings optaram pela instalação de tapetes na entrada para higienizar a sola dos sapatos dos consumidores. A medição de temperatura segue e também o sistema de aproximação por câmeras ou por termômetros. Para a orientação da distância de dois metros foram colocados adesivos nos chão para facilitar o posicionamento dos clientes nos espaços.

Manutenção da abertura das portas automáticas para renovar o ar, desinfecção nas áreas comuns, e reforço na limpeza do filtro do ar-condicionado são algumas das medidas preventivas adotadas pelos estabelecimentos.

A entrada de animais será permitida apenas para atendimento nas lojas pets. Não haverá manobristas, nem aluguel de carrinhos de bebês.

Nessa retomada do comércio, a prefeitura do Rio também determinou que os shoppings têm que fazer limpeza dos ambientes a cada três horas. Os funcionários que apresentarem sintomas da covid-19 têm que ser encaminhados aos serviços médicos. Os centros têm que providenciar ainda equipamentos de proteção individual para os empregados.

Vale lembrar que a praça de alimentação, um dos lugares mais movimentados dos shoppings, permanecerá fechada. Por enquanto, os restaurantes só vão funcionar com entregas.

A volta do funcionamento dos shoppings estava prevista na segunda etapa do Plano de Retorno das Atividades da Prefeitura que seria na semana que vem.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que a antecipação ocorreu após encontro com representantes de 32 shoppings da capital, sendo baseada em avaliações do comitê médico e científico que assessora a prefeitura.

Segundo ele, a decisão do comitê foi por unanimidade, a partir de dados seguros sobre a queda na curva de contágio da covid-19 e a oferta de número de leitos maior que a demanda de pacientes infectados.

O cumprimento das regras, conforme a prefeitura, vai ser coordenado e fiscalizado pela Secretaria de Ordem Pública e pela Vigilância Sanitária. O prefeito alertou, no entanto, que pessoas com comorbidades, idosos e as em risco não poderão trabalhar nem devem sair de casa.