Itaipu vai ficar mais acessível

Canto de Itaipu - Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Canto de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, receberá cara nova: uma revitalização completa está sendo feita em um dos locais mais bonitos da cidade. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) teve uma atenção especial para melhorar a acessibilidade para deficientes físicos.

A concepção do projeto de adaptação, voltado para aqueles que possuem dificuldades de locomoção, surgiu de uma visita, em 2018, da então secretária de Acessibilidade do Município, Tânia Rodrigues, ao deputado federal e morador de Niterói Chico d'Angelo (PDT-RJ).

"A Tânia esteve no meu gabinete em Brasília, em 2018, e me pediu que colocasse uma emenda para que esse recurso entrasse em 2019, ela era secretária de Acessibilidade na época. Eu me comprometi a colocar uma emenda. Tânia me sinalizou qual era o projeto, tinha muito a ver a questão da acessibilidade em praias e ela queria começar por Itaipu", contou o deputado.

Tânia Rodrigues, uma das mais representativas vozes dos direitos de pessoas com deficiência, explicou o objetivo do projeto. Para ela, a praia é uma forma gratuita de socialização entre as pessoas, por isso a importância de existir uma forma para que todos tenham acesso.

"Eu acho que na socialização das pessoas, a praia é muito importante. É um espaço onde você não precisa pagar para estar. O mar de Itaipu é muito bom, prazeroso, tem vários restaurantes por ali e a pessoa pode passar o dia inteiro. As pessoas que têm lesão medular não podem ficar no sol, por isso a necessidade de se fazer barracas e ter pessoas qualificadas para ajudar o deficiente a ir ao mar", disse Tânia.

O deputado Chico d'Ângelo aprovou o projeto, e, através de uma emenda, providenciou verba exclusiva para que fosse realizada a adaptação para deficientes físicos. Ele destacou a atenção que Niterói tem dado a esse público específico.

"Eu achei super interessante a ideia, Niterói é uma cidade com muitas praias e olha a questão da acessibilidade com muito empenho, existe uma secretaria para isso, o que outras cidades não têm. Disponibilizei R$ 300 mil para Tânia fazer o projeto, numa emenda minha. Ela apresentou o projeto e vi há poucos dias que já está em fase bastante avançada", destacou Chico d'Angelo.

O parlamentar faz questão de ressaltar o sentimento positivo em ter participado da execução de uma obra que trará benefícios tão importantes para a cidade. Mesmo tendo nascido em Campos dos Goytacazes, d'Ângelo afirma que adotou Niterói como sua cidade.

"É um sentimento de gratidão e retorno para a cidade pela qual tenho um carinho e um afeto muito grande. Niterói é a cidade onde minhas duas filhas nasceram, onde eu vim jovem para morar. Adotei Niterói como minha cidade, apesar de ter nascido em Campos. Quando eu vejo uma obra com participação minha, sinto satisfação, tenho orgulho por fazer uma coisa que vai ficar para sempre", concluiu o deputado.

Estudos - Segundo a Prefeitura de Niterói, para o projeto de requalificação urbanística do Canto de Itaipu, foram realizados levantamentos técnicos por arquitetos e engenheiros da Prefeitura, reunindo as equipes do PRO Sustentável e da Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói.

Foi realizada a pavimentação de toda a vila de pescadores, integrando todas as áreas da vila, desde o estacionamento até o último acesso à praia, contemplando quatro descidas pavimentadas de acesso direto à faixa de areia, além da implantação de três rampas de acessibilidade.

A área ganhou, ainda, um palco de eventos acessível, onde foi construída uma rampa nesta estrutura para facilitar o acesso por qualquer pessoa cadeirante ou idosa. Também foram alocadas vagas exclusivas para pessoas que possuem mobilidade reduzida, democratizando o acesso à vila de pescadores.

Sem barreiras - A Coordenadoria explica que o projeto foi todo pensado para que o local, futuramente, receba o Projeto Praia sem Barreiras, com rampas, esteira e cadeira anfíbio, que permite que pessoas com deficiência tenham acesso à praia.

O mesmo projeto já acontece, desde 2015, na Praia de Icaraí. As obras de requalificação urbanística tiveram um custo total de cerca de R$ 1,9 milhão, com a realização de serviços de drenagem, pavimentação, construção de rampas, decks, pergolados e edificações de apoio a economia local. A primeira fase das obras foi entregue no começo do mês e a segunda deve ser concluída no segundo semestre de 2020.