Estudo aponta que proporção de infectados no Rio aumentou em duas semanas

Atrás da Capital, Niterói é o segundo município no Estado do Rio com maior número de casos confirmados: 12.737 - Foto: Berg Silva/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A segunda fase da pesquisa sobre dados do coronavírus no Brasil, indica que a proporção de pessoas que têm ou já tiveram a covid-19 no município do Rio aumentou de 2,2% para 7,5% nas duas últimas semanas. O estudo foi realizado pela Universidade Federal de Pelotas e conclui que cerca de 503 mil pessoas estão ou já estiveram infectadas na cidade.

O estudo coletou informações de 133 municípios brasileiros de todo o país, onde foram realizados mais de 31 mil entrevistas e testes para coronavírus no decorrer de quatro dias, de 4 a 7 de junho. O Rio de Janeiro está entre as cidades que mostraram uma diferença mais acentuada entre os resultados da primeira e segunda etapa, com uma maior aceleração da doença.

A pesquisa também revelou que durante esse período, a proporção da população brasileira que possui anticorpos para o coronavírus por já ter contraído a doença aumentou 53%, conseguindo um número inédito entre estudos similares realizados em outros países.

“ Esse avanço metodológico talvez seja o grande destaque da segunda fase da pesquisa. Com um maior número de entrevistas realizadas e de cidades incluídas nas análises, aumenta a nossa capacidade, enquanto epidemiologistas, de interpretar os dados sobre coronavírus no Brasil”, avalia o coordenador geral do estudo, Pedro Curi Hallal.

Os dados calculam que para cada caso confirmado nas cidades pesquisadas, existem seis pessoas com anticorpos para a doença na população.

Ao total, entre 68,6 milhões de pessoas, correspondente a 32,7% da população nacional, 1,9 milhão já foram infectadas pela covid-19.