Saquarema determina abertura do comércio, bares e academias

Saquarema determina abertura do comércio, bares e academias - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Saquarema determinou a flexibilização das atividades econômicas e a partir desta segunda-feira (15) fica permitido o funcionamento do comércio em geral, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, dentre outros. A decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial do município do último domingo (14). Com as novas determinações, o município entra no estágio de transição de reabertura gradual descrito pela Fase ou Faixa Amarela.

Com a flexibilização podem funcionar: comércio em geral; lanchonetes, cafeterias, docerias, lojas de conveniência; bares; restaurantes; hotéis, pousadas e similares; escritórios e prestadores de serviços em geral; estabelecimentos religiosos; salões de beleza e estética, barbeiros, cabeleireiros, manicures e similares; surfe, atividades esportivas individuais, e atividades esportivas profissionais coletivas; academias; ambulantes e camelôs.

Esses estabelecimentos devem funcionar com apenas meia porta aberta, com uma barreira servindo de obstáculo para que haja um controle individual de acesso e evitando aglomerações.

Além disso, os estabelecimentos devem seguir a limitação de um cliente por atendente e de uma pessoa para cada 4m² de área do local de vendas; observar distância de 1,5 metro entre as pessoas; organizar as filas externas com a permanência de uma pessoa a cada 1,5 metro; assegurar que todos os clientes, antes de adentrarem no estabelecimento, higienizem suas mãos com álcool gel 70% e utilizem máscaras faciais; fica proibida a experimentação de roupas, calçados, acessórios e afins; seja feita a limpeza periódica dos produtos que sejam viáveis passarem por processo de limpeza, através da utilização de borrifador com álcool líquido (70%).

Todas as normas que devem ser adotadas podem ser conferidas no Diário Oficial do município. 

De acordo com a Prefeitura de Saquarema, o Plano Municipal de Flexibilização das Atividades Econômicas, Comerciais e de Serviços foi elaborado pela Equipe Técnica de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando critérios orientadores e sinalizadores para a retomada gradual das atividades, em função da evolução da pandemia e da capacidade de atendimento hospitalar municipal, essenciais para estabelecer tomadas de decisão, inclusive designando Fases ou Faixas de Cores conforme o estágio de transição em que se encontra o Município em relação ao enfrentamento da covid-19.

Além disso, o Plano é baseado em índices essenciais, como a taxa de ocupação dos leitos existentes no município, os números de casos da covid-19 em recuperação, a taxa de letalidade entre os que contraíram o coronavírus e o número de testes realizados em confronto com o número de testes confirmados.