Município do Rio inicia hoje a segunda fase de flexibilização

Crivella defende volta às aulas - Foto: Hudson Pontes/ Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Competições esportivas com portões fechados poderão ser realizadas a partir de hoje, informou a Prefeitura do Rio de Janeiro, que detalhou ontem o início da fase 2 de seu plano de retomada gradual das atividades econômicas.

A fase dois também previa a reabertura de shoppings, mas o funcionamento destes estabelecimentos foi antecipado na quinta-feira da semana passada. Centros comerciais também poderão reabrir a partir de amanhã com um terço da capacidade de público e verificação de temperatura na entrada.

Estão liberados os seguintes serviços: shoppings com funcionamento das 12h às 20h; lojas de móveis e decorações; concessionárias e agências de automóveis; atividades físicas individuais na orla e atividades aquáticas como surfe e natação; voo livres individuais; escritórios em geral; hotéis e hostels; consultórios e clínicas médicas e odontológicas com agendamento prévio; venda de ingressos online ou em caixas de autoatendimento para drive in; e atividades de construção e reforma de casas e prédios e construção naval.

O plano de abertura gradual da economia foi dividido em seis fases, cada uma com duração de 15 dias. A terceira fase está prevista para começar no dia 2 de julho.

Nesta segunda fase continuam proibidos o banho de mar e a permanência nas areias das praias; academias; salões de beleza e estética; estúdios de tatuagem; pontos turísticos; museus, aquário, cinemas, teatros, arenas, lonas e centros culturais; clubes; salões de festa e centros de exposição e feiras; lojas de eletrodomésticos; e comércio de rua.

O prefeito Marcelo Crivella explicou que o plano de retomada é autorizativo, e que entidades esportivas e centros comerciais podem decidir continuar fechados. A prefeitura deve participar hoje de uma reunião com clubes de futebol, para tratar da retomada do Campeonato Carioca, que pode voltar a ter jogos já na próxima quinta-feira (18). O retorno da competição dividiu os grandes clubes do Rio: Flamengo e Vasco são a favor, e Botafogo e Fluminense, contra.

"Ninguém é obrigado a seguir os passos da prefeitura. Eles [Botafogo e Fluminense] não querem jogar, então, para não ter judicialização e suspender o campeonato mais uma vez pelo Tribunal de Justiça, que sempre é muito prudente, quando a pessoa pede a liminar eles concedem. A ideia é fazer um acordo. Quem quiser jogar, joga. Quem não quiser jogar, tem que ser respeitado e jogar só em julho", disse o prefeito, que afirmou que o presidente Jair Bolsonaro prometeu assistir à volta do Campeonato Carioca ao Maracanã.

Crivella reforçou que o comércio de rua deve continuar fechado e que os restaurantes e bares devem respeitar a determinação de vender apenas para viagem, delivery e drive thru. Segundo o prefeito, comerciantes que abriram de forma irregular em Madureira e na Saara foram autuados, assim como lojas de shoppings da zona norte da cidade, onde houve aglomerações.

A prefeitura acredita que a fase três da reabertura, programada para começar em julho, poderá ser antecipada. Segundo Crivella, três dos sete critérios usados para avançar de fase já foram cumpridos. Na terceira etapa do plano, restaurantes, bares e lanchonetes poderão reabrir sem self-service e com ocupação de 50% dos assentos, além de lotação de uma pessoa para cada quatro metros quadrados de área. Também estão previstas na fase três as reaberturas de lojas de rua e academias, com restrições de público e atividades.

Apesar disso, o prefeito afirmou que, como a disponibilidade de leitos é um dos principais critérios avaliados na reabertura, a demanda de pessoas de outros municípios da região metropolitana pode impactar a flexibilização do isolamento social na capital.

"Se houver problemas lá, e lotarem nossos leitos aqui, vai, sim, fazer um efeito nas nossas fases", reconheceu, afirmando que o município do Rio auxiliou na abertura de 117 leitos naquelas cidades.

Ônibus - Por conta da nova fase e aumento da demanda de passageiros, a prefeitura determinou ontem por meio de decreto no Diário Oficial, que 100% da frota volte a rodar no município.

Mercadão - Um dos principais centros comerciais da zona norte do Rio de Janeiro, o Mercadão de Madureira, que estava previsto para abrir hoje, teve o funcionamento antecipado e ontem mesmo já começou a funcionar como parte do processo de reabertura econômica da cidade. A Vigilância Sanitária fez uma vistoria no local e orientou os comerciantes, na última segunda-feira (15).

A volta ao funcionamento teve as mesmas restrições aplicadas aos shopping centers, como, por exemplo, horário reduzido (das 9h às 17h) e distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Como se trata de um shopping popular, ou seja, um híbrido entre shopping center e centro comercial, a reabertura servirá como um teste para a volta das lojas de rua, galerias e outros centros comerciais, o que está previsto para a fase 3 do Plano de Reabertura das atividades econômicas da cidade, no início de julho.