Garantir que turistas e funcionários do setor de Turismo se sintam mais seguros durante a retomada gradual das atividades no estado do Rio. Com este objetivo a Secretaria de Turismo está incentivando o cadastro no site Turismo Consciente RJ. Uma carta, assinada pelo secretário de estado de Turismo, Otavio Leite, explicando a importância do programa, foi enviada para os equipamentos turísticos e profissionais do ramo dos 92 municípios fluminenses.
Leite prevê que, na retomada, as viagens de curta distância, para destinos vizinhos ou localizados a poucos quilômetros de distância, terão a preferência dos viajantes.
"Estamos insistindo na importância da inscrição no Programa Turismo Consciente para que nosso público mais próximo, como os fluminenses, paulistas, mineiros e capixabas, tenham à disposição no site, de forma ágil e rápida, quais estabelecimentos e profissionais estão seguindo as recomendações sanitárias propostas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus. É essencial dar a esse visitante mais segurança para a sua viagem", afirma o secretário de Turismo.
Interessados em receber a certificação devem autodeclarar o cumprimento dos "10 Mandamentos para o Turismo Consciente" e atender aos critérios informados no site www.turismoconscienterj.com.br. O portal possibilitará que o público consumidor identifique, em cada localidade, quais prestadores de serviços turísticos estão cumprindo as regras impostas. Após o cadastro, as empresas e profissionais do setor recebem o selo e um kit que contém inúmeras peças para serem usadas nas ações de marketing.
Entre as normas para obter do selo estão o uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais das empresas para que possam seguir os protocolos sanitários vigentes e a vigilância na saúde dos funcionários, através de testagens periódicas, são outros itens a serem atendidos. Será obrigatório, ainda, prestar informações aos clientes sobre a importância das regras; o uso de tecnologias que dispensem aproximação ou contato físico; e o controle de qualidade.
Os critérios necessários para a obtenção do selo, bem como, a logística da certificação, foram construídos com a validação da Secretaria Estadual de Saúde e em parceria com entidades representativas do turismo no Estado do Rio de Janeiro.
Quase 900 prestadores de serviços turísticos já se cadastraram na plataforma Turismo Consciente

Quase 900 prestadores de serviços turísticos já se cadastraram na plataforma Turismo Consciente - Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura