Itaboraí reabre shoppings e restaurantes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de Itaboraí iniciou ontem a primeira fase do Plano de Reabertura da economia. A transição foi dividida em três bandeiras coloridas, cada uma representando uma etapa de funcionamento: vermelha, amarela e verde.

A bandeira vermelha representa a situação em que a cidade estava: vários setores fechados, ou com funcionamento restrito, e sem nenhum tipo de evento que pudesse causar aglomeração. Já a bandeira amarela, que começou ontem, flexibiliza algumas atividades ao redor do município.

Salões de beleza, bares e restaurantes, academias, lojas de rua e shoppings poderão reabrir com algumas restrições. Para as pessoas que forem a esses ambientes, algumas regras deverão ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Os estabelecimentos deverão observar os protocolos da vigilância sanitária e a capacidade de lotação permitida para funcionamento.

A próxima bandeira é a verde. Ainda não tem uma data para essa fase entrar em vigor, que será quando a rotina da cidade voltará a funcionar com normalidade. O responsável técnico pelo projeto de retomada, Yohans Esteve, deixou um pedido para os moradores de Itaboraí.

"Estamos lutando para as atividades da cidade voltarem a funcionar, mas a consciência para prevenção deve continuar a mesma. Não deixem de usar máscaras ao sair de casa, e só saiam se for necessário", alertou ele.