Fernando Ferry pede demissão da Secretaria de Saúde e tenente-coronel Alex Bousquet assume

Fernando Ferry pede demissão da Secretaria de Saúde e tenente-coronel Alex Bousquet assume - Foto: Divulgação / Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário Estadual de Saúde, Fernando Ferry, declarou que irá pedir exoneração do cargo nesta segunda-feira (22). A declaração foi dada em vídeo enviado ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo. Esse é o segundo secretário de saúde que deixa a pasta durante a pandemia da covid-19. O estado do Rio registra mais de 96 mil casos da doença e mais de 8 mil mortos.

"Queria dizer que eu tentei. Agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem”", disse Ferry. Toda equipe do secretário, composta por cerca de 30 pessoas, deixará a pasta.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Alex da Silva Bousquet, de 43 anos, será o novo secretário de Saúde do Rio. O médico Bousquet, que já era integrante do grupo de estudos de saúde do governo, tem pós-graduação em Gestão Operacional nas Organizações de Saúde pela Fundação Ceperj.

No cargo desde o dia 18 de maio, Ferry assumiu o comando da saúde do estado no lugar de Edmar Santos, exonerado pelo governador Wilson Witzel em meio às investigações de fraude na saúde.

Fernando Ferry atuava anteriormente como diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Ele é clínico-geral e especialista em AIDS e foi professor associado de Clínica Médica e Aids da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Novo secretário

Alex Bousquet é graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e atua há 20 anos nos Bombeiros, sendo especialista em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Também foi diretor do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) e trabalhou como médico de resgate para a Petrobras entre 2008 e 2012, na Bacia de Santos. Tem pós-graduação em Gestão Operacional nas Organizações de Saúde pela Fundação Ceperj e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).