Novos postos de atendimento são oferecidos para a solicitação do Vale Social

Novos postos de atendimento são oferecidos para a solicitação do Vale Social - Foto: Arquivo

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A partir desta segunda-feira (22), a solicitação do Vale Social também poderá ser feita, presencialmente, em quatro postos de atendimento disponibilizados pelas prefeituras de Niterói, Itaboraí, Mesquita e Japeri. Quem não reside nesses municípios deve realizar o agendamento junto à Riocard Mais, através do telefone (21) 2127-4000 (confira os dias e horários abaixo).

Nesse caso, o solicitante é direcionado, conforme seu local de residência, a uma das seis lojas disponibilizadas, desde o dia 18 de maio, pela Riocard Mais (Central, Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis).

Em virtude das medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no estado, o atendimento presencial dos postos de cadastramento foi temporariamente suspenso. Por conta disso, a Secretaria de Estado de Transportes passou a adotar novos procedimentos para a solicitação do benefício.

O objetivo é garantir a gratuidade aos portadores de deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte. Além da primeira via, o usuário pode agendar a solicitação de renovação, cumprimento de exigência e recurso.

O Vale Social garante gratuidade em transportes de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário). De acordo com a legislação, a Setrans tem o prazo máximo de 90 dias para regulamentar e expedir o benefício. Esse prazo passa a contar a partir da data de recebimento do cadastro pela equipe do Vale Social.

Agendamento

O agendamento junto à Riocard Mais deve ser feito através do telefone (21) 2127-4000, de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

No dia agendado, o solicitante deve comparecer ao local designado com a ficha cadastral preenchida e a documentação necessária para dar entrada no benefício. Confira em http://www.rj.gov.br/secretaria/Default.aspx?sec=TRANSPORTES.

Concluída essa etapa, o requerente pode acompanhar o status de sua solicitação junto à Coordenadoria do Vale Social, nos telefones (21) 2333-9316 e (21) 2333-9317. O atendimento é feito às segundas, quartas e sextas, das 9h às 15h.

Atendimento presencial

Prefeitura de Niterói - Rua Coronel Gomes Machado, 257, Centro – Niterói (de segunda a sexta, das 11h às 14h).

Prefeitura de Itaboraí - Rua Antônio José de Marins, 256, Centro – Itaboraí (de segunda a sexta, das 10h às 15h).

Prefeitura de Mesquita - Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, térreo, Centro – Mesquita (de segunda a sexta, das 9h às 17h).

Prefeitura de Japeri - Avenida João Evangelista, s/nº, Centro - Engenheiro Pedreira (de segunda a sexta, das 9h às 17h).