Comércio movimentado no primeiro dia do estágio Amarelo 2 em Niterói

Comércio movimentado no primeiro dia do estágio Amarelo 2 em Niterói - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói voltou a registrar grande circulação de pessoas nas ruas nesta segunda-feira (22), primeiro dia da reabertura do comércio varejista na cidade.

"Estava com muita vontade de voltar a trabalhar. Estamos seguindo todas as recomendações de higienização e permitido apenas a entrada de três clientes por vez na loja. Acredito que se todos adotarem as medidas que foram impostas, conseguiremos manter o comércio aberto", disse Marco Antônio, gerente da Caçula, do Centro de Niterói.

Com a implementação do estágio Amarelo 2 do plano de transição gradual para o novo normal, ficam permitidos o funcionamento de pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20 horas, além dos centros comerciais.

Os shoppings continuarão fechados ao público, podendo funcionar apenas no sistema drive-thru das lojas, no qual os clientes só podem acessar os estabelecimentos de carro para a retirada dos produtos comprados previamente. Bares e restaurantes seguem funcionando apenas com o sistema delivery. 

Com a ampliação da flexibilização, clubes podem abrir apenas para a prática de atividades físicas individuais. Os templos religiosos podem funcionar com com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social.

O Campo de São Bento, o Horto do Barreto e o Horto do Fonseca puderam receber os niteroienses para a prática de atividades individuais e caminhada, das 10h às 20h30. Pela manhã, poucas pessoas foram até o Campo de São Bento - cuja entrada e saída está permitida pela Rua Lopes Trovão-, que contou com profissionais medindo a temperatura de todos que entravam no local.

As praias da cidade e os quiosques da orla também permanecem fechados. O horário para a prática de atividades físicas no calçadão também sofreu alteração: das 10h30 às 12h30 será exclusivo para idosos. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais.

Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir todas as recomendações de funcionamento como a obrigatoriedade do uso de máscara, a medição de temperatura e álcool em gel na entrada, além das regras de distanciamento social dentro e fora dos estabelecimentos.