Hospital Luiz Palmier ganha sala de tomografia

Equipamento auxilia na análise de partes do corpo humano por imagem - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O aparelho de tomografia computadorizada instalado no Hospital Municipal Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, há quase um mês, já atendeu a 714 pacientes graves, principalmente com suspeita do novo Coronavírus. O setor, porém, foi aberto oficialmente pelo prefeito José Luiz Nanci na manhã desta quarta-feira (24).

O local recebeu o nome do ex-diretor da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Márcio Barreiros Fernandes, que morreu no dia primeiro de maio pela Covid-19. Ao lado da esposa e dos filhos do servidor público, Nanci garantiu que o profissional era um dos que trabalhava diretamente no combate à doença na cidade.

O equipamento, que auxilia na análise de partes do corpo humano por imagem, foi comprado pela Secretaria Municipal de Saúde e, após a pandemia do Coronavírus, atenderá às unidades de urgências e emergências do município. Segundo o prefeito José Luiz Nanci, que é médico, o equipamento tem a capacidade para realizar até mil exames ao mês.

"Este tomógrafo foi comprado com dinheiro público e pertence à população. Hoje está ajudando a salvar vidas, principalmente de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus. Mas quando isso acabar, ele continuará aqui, realizando exames em pacientes regulados pela rede municipal de saúde. Esse é um reforço essencial para os pacientes vinculados ao SUS, pois ampliamos o número de exames realizados", garante José Luiz Nanci.

Novo equipamento 

Nos próximos dias o município receberá um segundo aparelho de tomografia. O Instituto InSaúde, que administra a unidade de saúde, acaba de adquirir um moderno equipamento, que está na recepção do Pronto Socorro Central aguardando instalação. Além do aparelho de tomografia, dois novos equipamentos de raio x também serão adaptados ao centro de imagens da unidade.

O Pronto Socorro de São Gonçalo é a principal unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime porta aberta. Atende diariamente cerca de 700 pacientes nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e dentista. O PSC também conta com Centro de Tratamento Intensivo e Unidade Coronariana.