Profissionais do Médicos Sem Fronteiras realizam ação contra a covid-19 em restaurante popular

Profissionais do Médicos Sem Fronteiras realizam ação contra a covid-19 em restaurante popular - Foto: Mariana Ramos

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os frequentadores do restaurante popular de Campo Grande receberam atendimento dos profissionais da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). A ação foi uma triagem de casos sintomáticos da covid-19 na unidade. Entre 10h e 15h, dez promotores de Saúde realizaram entrevistas a fim de identificar sintomas. A equipe também orientou a população com medidas de prevenção ao novo coronavírus.

"Poder contar com os profissionais do Médico Sem Fronteiras fortalece os cuidados que temos com os frequentadores das nossos restaurantes", afirma Cláudio Souza, secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

As equipes do MSF estão desde o início de abril realizando ações de combate e prevenção à COVID-19 no Rio de Janeiro. O objetivo é permitir que aqueles com maiores dificuldades de acesso à saúde possam ser orientados sobre como se prevenir contra a doença, e que aqueles que tenham sintomas recebam cuidados médicos.

Os sintomáticos são convidados a passar na consulta com os enfermeiros e, se necessário, dependendo da gravidade dos sintomas são atendidos por uma médica. Os casos graves serão encaminhados à emergência do SUS, na ambulância de MSF.

Medidas contra o corona

 

Os funcionários dos restaurantes estão controlando o distanciamento entre as pessoas nas filas, respeitando o espaço de, pelo menos, um metro, do lado de fora das unidades. A entrada é controlada, para evitar aglomerações. Também são controlados os lugares das mesas, sempre pulando um banco de uma pessoa para outra.

Os colaboradores também orientam a todos os frequentadores do restaurante sobre a higiene das mãos, estimulando cada um a lavá-las antes e depois de fazerem as refeições, além da utilização do álcool gel, que está disponível em todo o salão. Há também a divulgação de um áudio interno e cartazes com medidas de assepsia.