Prefeitura entrega a reforma da Marquês do Paraná à população

Obra da via incluiu uma quarta faixa, exclusiva para ônibus, em cada sentido, ciclovia, e uma parada de ônibus sobre o mergulhão - Foto: Breg Silva / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói entregou oficialmente nesta quarta-feira (24) a Avenida Marquês do Paraná, importante via de ligação do trânsito do Centro com a Zona Sul e caminho quase obrigatório de quem sai da Região Oceânica para a Ponte Rio-Niterói. Com a obra, a cidade ganha uma avenida moderna, segura, bem sinalizada, bem iluminada, com calçadas acessíveis, pista exclusiva para ônibus, ciclovia e paisagismo.

O trabalho de reurbanização e alargamento da Marquês do Paraná incluiu uma quarta faixa, exclusiva para ônibus, em cada sentido da avenida, ciclovia bidirecional, e uma nova parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica. Além disso, o passeio dos dois lados da avenida ganhou acessibilidade e novo paisagismo. Também houve melhorias na drenagem, na iluminação, que agora é de LED, e na e sinalização para motoristas e pedestres.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que a obra é um projeto esperado por décadas pela população da cidade e vai ser essencial para a melhora da mobilidade urbana, seja de carro, ônibus ou bicicleta.

"A Avenida Marquês do Paraná agora tem quatro pistas de cada lado e uma pista exclusiva para o transporte público. O ponto de ônibus sobre o mergulhão vai melhorar a circulação, já que os ônibus não precisarão mais cruzar a pista para acessar a Avenida Amaral Peixoto. E fizemos algo que era considerado impossível: uma ligação cicloviária entre a Região Oceânica e o Centro. O ciclista pode sair da Região Oceânica pelo túnel Charitas-Cafubá, acessar a orla, Roberto Silveira, Marquês de Paraná e chegar ao Centro pela Av. Amaral Peixoto. Tenho certeza que os niteroienses ficarão orgulhosos com essa obra".

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, ressalta que a obra faz parte do pacote de melhorias na mobilidade urbana da cidade viabilizado pela atual administração municipal, que inclui o túnel Charitas-Cafubá, a TransOceânica, o mergulhão da Praça Renascença e a integração de ônibus, barcas e bicicletas, entre outras melhorias.

"Essa obra foi muito importante para a mobilidade da cidade, já que o local sempre foi um gargalo para quem precisava transitar entre o Centro e Icaraí. O tempo de deslocamento no trecho vai ser muito menor do que antes, cerca de 20 minutos. Com ela, completamos 34km de faixas exclusivas para ônibus, contra 8km que a cidade tinha até 2012", destaca Renato Barandier.

O secretário destacou a sustentabilidade do projeto. No boulevard foi construída uma cisterna para captar a água da chuva com capacidade para até 60 mil litros. Essa água será usada para irrigar os canteiros do local. Renato Barandier enfatizou também que um novo corredor de transporte formado pelas ruas da Conceição e Doutor Celestino vai melhorar o acesso de motoristas à Marquês do Paraná.

Para a realização da obra, o Município fez a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia.