Prefeitura de Resende alerta para medidas de prevenção contra raiva humana

Feira de adoção de animais neste sábado no Rio - Foto: Divulgação/Prefeitura de Resende

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, está alertando a população para os cuidados preventivos contra uma doença infecciosa, que pode levar à morte: a raiva humana. A necessidade de levar informações sobre essa doença é reforçada também pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, depois que um caso foi confirmado na Costa Verde.

A raiva é uma doença transmissível e que atinge todos os mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. Neste último caso, a transmissão acontece quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Conhecendo a forma de transmissão, há uma série de coisas que devem ser evitadas, como: tocar em animais estranhos, feridos e doentes; perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo; separar os animais que estejam brigando ou mantendo relações sexuais e o aproximar-se ou tocar em fêmeas com cria.

Em Resende, a vacina em humanos deve ser aplicada somente no caso de envolvimento em um incidente com um animal. Neste caso, o polo de vacinação é o Posto de Saúde Resende (Posto do Estado), localizado no Centro Histórico. Já o soro antirrábico, utilizado em casos de exposição grave (mordedura ou lambedura) ao vírus da raiva, é aplicado no Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco.

"Resende está preparada e possui polos, tanto da vacina, quanto do soro, que são importantes em dois tipos de casos diferentes. É importante também alertar os pais para não permitirem que crianças manuseiem animais mortos e fiquem distantes, principalmente, dos animais silvestres, como morcego, saguis e quatis. Caso encontrem algum morcego vivo ou morto em situação anormal, por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas etc. Não toque no animal e ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do número ()24) 3381-9802", explica o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

No caso de um acidente, o indivíduo deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar um posto de saúde. No caso de agressão por cão ou gato, não se deve matar o animal e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que possa ser identificado qualquer sinal indicativo da raiva. O animal deverá receber água e alimentação normalmente, em um local seguro, para que não fuja ou ataque outras pessoas ou animais;

Já no caso de o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, o indicado é comunicar o fato imediatamente ao Serviço de Saúde. Quando um animal apresentar um comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, é necessário informar o fato ao Serviço de Saúde (no caso, o CCZ).