Prefeitura conclui as obras de revitalização em Itaipu

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A segunda e última etapa das obras de requalificação urbana do Canto de Itaipu foi entregue nesta quinta-feira (25) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Após 7 meses de trabalho, a área próxima à praia, na Região Oceânica, recebeu restauração paisagística, com a organização dos estacionamentos que existiam no local, ganhou uma praça de eventos, rampa com acessibilidade ao banho de mar para as pessoas com dificuldades de locomoção, principalmente cadeirantes, deck de madeira, além da construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira.

O prefeito ressaltou que a requalificação urbana da região contribuirá para fomentar e desenvolver a economia local. Rodrigo Neves destacou, ainda, que o processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural.

"Esta obra possibilitou um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social", enfatizou Rodrigo Neves.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRO-Sustentável da Região Oceânica Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF), no valor de R$ 1,9 milhão.

Com a conclusão desta segunda etapa do projeto, foram entregues três pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira, que conta com a participação da Coordenação da Economia Solidária.

A presidente da colônia de pescadores Z7, Lidiane Vieira, lembrou que as melhorias eram uma antiga reivindicação dos pescadores e moradores da região.

"Estamos muito gratos com esta obra. Será uma forma de recomeço para nos organizarmos, um incentivo para todos nós pescadores, moradores e visitantes", disse.