Prefeitura de Itaboraí acolhe dependentes de álcool e drogas

Prefeitura de Itaboraí acolhe dependentes de álcool e drogas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Saúde, oferece à população atendimento personalizado para tratamento da dependência de álcool e drogas. É no Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas Lima Barreto (CAPSad), um serviço público de saúde, que 300 pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas encontram acolhimento e realizam terapia com profissionais especializados.

O Programa Municipal de Saúde Mental de Itaboraí oferece aos usuários do CAPSad atendimentos com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, entre outras especialidades. Todos prontos para oferecer suporte especializado em momentos de crise.

“No Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas Lima Barreto (CAPSad), os usuários são as pessoas que fazem o tratamento no local e dependem do serviço. Lá eles são acompanhados de perto e recebem um atendimento respeitador e humanizado, essas são as nossas prioridades na Saúde. Aqui os multiprofissionais proporcionam aos usuários dignidade humana e respeito às adversidades. Outra questão muito importante é que todos são estimulados a procurar a própria autonomia e liberdade”, destacou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

Além dos atendimentos individuais e personalizados, o CAPSad oferece também aos seus usuários grupos terapêuticos, que são uma oportunidade para troca de experiências e de vivências entre eles.

Para ingressar no CAPSad os interessados podem procurar a unidade por conta própria ou serem encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município ou ainda, por serviços de outras secretarias, como por exemplo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP, Conselhos Tutelares e outros.

Ao chegar à unidade, todos passam por um mapeamento da situação inicial, que pode ser reformulado com o passar do tempo de tratamento. Independente da porta de entrada, o usuário é encaminhado para atendimento com a equipe de enfermagem, onde é feita uma entrevista inicial e em seguida é encaminhado para a psicologia onde é feito outro acolhimento, voltado para o olhar da psicologia. É então que o usuário e o técnico de referência começam a construir o projeto terapêutico, que são as atividades e grupos que a pessoa precisará participar neste primeiro momento.

“Aqui, além de tratar os usuários também fazemos questão de oferecer atendimentos aos seus familiares. Entendemos que o abuso de álcool e outras drogas afetam não só a pessoa que usa, mas também aqueles que com eles convivem”, explicou a psicóloga e coordenadora do CAPSad, Joyce Pereira.

Ela explica que os usuários participam de oficinas terapêuticas de jardinagem, artesanato e música, dando a oportunidade dos usuários aprimorarem suas habilidades manuais, artísticas e intelectuais. A unidade ainda insere os usuários no grupo “Bem Estar”, voltado para os cuidados pessoais e o “Tá Ligado”, para discussão de notícias de jornal e temas da atualidade e de cidadania.

O CAPSad possui ainda um bazar de roupas, aberto ao público e oferece diariamente almoço para os usuários dos grupos. A estimativa da Secretaria de Saúde é que em breve o local esteja oferecendo também acolhimento noturno às pessoas que estiverem em situações de crise.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas Lima Barreto (CAPSad), está localizado na Rua José Serpa Ferraz, nº 1462, em Nova Cidade.