A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), ofereceu curso de Bombeiro Profissional Civil, e quem se dedicou ao aprendizado e aperfeiçoamento dessa profissão só tem o que comemorar. Mesmo durante a pandemia, muitos conseguiram emprego e estão animados com a atividade.
O subsecretário de Trabalho e Qualificação, Leandro Pereira, ressalta a importância de a Prefeitura disponibilizar essas oportunidades.
"Não é de hoje que sabemos que o mercado de trabalho está exigente, por isso é tão importante investir na qualificação profissional", reforça o subsecretário.
Casado, sem filhos, para Thiago Izidoro Pereira, de 23 anos, a oportunidade de se qualificar em um curso oferecido pela SMDEI marcou uma mudança importante na vida.
"Fiquei muito feliz de fazer o curso, gratuitamente e, agora ter salário certo, que é bem melhor. Antes, trabalhava como motorista de aplicativo, sem uma renda fixa", conta Thiago, que foi um dos primeiros colocados no curso de Bombeiro Profissional Civil e está trabalhando desde abril na função.
A profissão de Bombeiro Civil vai ser o ponto de partida de uma carreira promissora para Taíssa Rebeca Conceição Lima, que estava desempregada há um ano. Ela concluiu o curso e também começou a trabalhar em abril.
"O curso me deu abertura em um mercado de trabalho difícil de se iniciar sem experiência. Gosto da profissão e futuramente pretendo fazer o concurso pro Bombeiro Militar", complementa.
A iniciativa da SMDEI de oferecer curso de Bombeiro Profissional Civil foi uma chance para quem buscava melhorar o currículo e abrir novas portas no mercado de trabalho. Foi assim para o vigilante Bruno Santiago de Jesus, de 41 anos.
"Aproveitei a oportunidade para ter mais uma profissão, aumentar minha qualificação e poder ampliar minha atuação e melhorar o orçamento. Fui contratado em abril, em meio à essa pandemia e estou muito feliz", contou Bruno.
A busca por mais uma formação, também, levou Márcio de Souza Rodrigues para o curso. Militar da Reserva da Marinha do Brasil, pai de três filhos, ele estava há dois anos parado.
"Me senti gratificado por ter tido apoio da prefeitura na consolidação dessa formação de Bombeiro Civil e oportunamente complementar renda familiar extremamente necessária nesse momento da economia, como também dessa crise sanitária, onde o desemprego foi notório", finalizou Márcio.
O conteúdo do curso foi construído com base na realidade das atividades práticas de um bombeiro profissional civil, com aulas teóricas e práticas. Foram 80 horas de capacitação até o participante receber o certificado de capacitação de Bombeiro Profissional Civil.
O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios — conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias — contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável por testar equipamentos de segurança e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.
Também realiza salvamentos e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada dos bombeiros ou da polícia. E poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.
Formação de bombeiro civil oferecida pela Prefeitura do Rio dá empregos mesmo em meio à pandemia

Formação de bombeiro civil oferecida pela Prefeitura do Rio dá empregos mesmo em meio à pandemia - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura