Novas cores para o Campo de S. Bento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem passa pelo Campo de São Bento, no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul de Niterói, já começa a perceber o novo paisagismo que o parque está recebendo. As intervenções realizadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) iniciaram em junho e a previsão é que todo o trabalho esteja pronto até novembro. Espécies como Hera roxa, Íris amarela, Singônio, Grama amendoim, Antúrio vermelho e Érica roxa darão novo colorido e formato aos canteiros.

O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Conservação e Serviço Público, Dayse Monassa, é realizar um paisagismo que melhor se adapte às características românticas de 1908, ano em que o parque foi inaugurado. Ela enfatiza que o projeto de paisagismo foi elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

"Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Conselho de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado pelo patrimônio histórico. O parque tem paisagismo inspirado no romantismo inglês e reúne diversos canteiros de formas livres e sinuosas", explica Dayse Monassa.

O trabalho de revitalização foi iniciado pela alameda central do parque, seguido dos canteiros que ficam visíveis para as ruas. Toda a área em obra está sinalizada com galhardetes, já que o Campo de São Bento, que estava fechado por conta da pandemia do coronavírus, foi reaberto em junho apenas para caminhada e atividades físicas individuais.

"São 45 canteiros que vem sendo repaginados. Já se encontram plantados cerca de 3,5 mil metros quadrados de gramado e 16 canteiros em finalização de forração arbustiva. Também estamos fazendo a troca de todos os cercamentos dos canteiros. Além da poda de harmonização, a equipe vem trabalhando na retirada das leucenas, que são espécies invasoras, e retirada de mudas de plantas que estão sendo levadas para o Horto de Itaipu", conta a secretária.

QR code - Os galhardetes usados para sinalizar as áreas em obras trazem também um QR code, que ao ser acessado pelo celular do visitante, mostra informações sobre o parque, novos horários de funcionamento e protocolos exigidos devido à pandemia do conoravírus, além de dados sobre a obra, o novo paisagismo e imagens de como ficarão os novos canteiros.

Revitalização - Quando completou 110 anos, em 2018, o Campo de São iniciou um processo de revitalização. O parque recebeu nova iluminação feita com lâmpadas de LED amarelo, com a substituição de 144 pontos de luz, e uma grande limpeza nos três lagos. Desde então, o principal jardim público urbano de Niterói, vem recebendo melhorias de acordo com o resultado de uma consulta pública que foi realizada no mesmo ano e contou com a participação popular para escolher quais os pontos deveriam ser priorizados.

De acordo com consulta pública, que teve quase 2,5 mil votos, os principais desejos da população foram mais um conjunto de banheiros, piso emborrachado nos brinquedos e bebedouros. Iniciativas que também já estão sendo colocadas em prática.