Turismo Consciente no Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de garantir que turistas e funcionários se sintam mais seguros nesta fase de retomada, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro criou o selo "Turismo Consciente RJ" e está incentivando às empresas a realizarem o cadastro no site (www.turismoconscienterj.com.br) onde é possível verificar os "10 Mandamentos para o Turismo Consciente" que devem ser seguidos.

"Estamos insistindo na importância da inscrição no Programa Turismo Consciente para que nosso público mais próximo, como os fluminenses, paulistas, mineiros e capixabas, tenham à disposição no site, de forma ágil e rápida, quais estabelecimentos e profissionais estão cumprindo as recomendações sanitárias propostas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus. É essencial dar a esse visitante mais segurança para a sua viagem", disse o secretário de estado de Turismo, Otavio Leite.

A partir do portal o público o consumidor vai identificar, em cada localidade, quais prestadores de serviços turísticos estão cumprindo as regras impostas. Após o cadastro, as empresas e profissionais do setor recebem o Selo e um kit que contém inúmeras peças para serem usadas nas ações de marketing.

Entre as normas para obter do selo estão o uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal; e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais das empresas para que possam seguir os protocolos sanitários vigentes e a vigilância na saúde dos funcionários, através de testagens periódicas, são outros itens a serem atendidos. Será obrigatório, ainda, prestar informações aos clientes sobre a importância das regras; o uso de tecnologias que dispensem aproximação ou contato físico; e o controle de qualidade.