Cedae reforça o abastecimento de água na Rocinha

Cedae reforça o abastecimento de água na Rocinha - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para reforçar o abastecimento da comunidade da Rocinha e auxiliar no combate à pandemia da covid-19, a Cedae instalou e colocou em operação um sistema para ampliar o fornecimento de água para a região. A Companhia instalou três caixas d'água, cada uma com capacidade de armazenar até 10 mil litros, no Parque Ecológico da comunidade.

As caixas estão conectadas ao sistema de distribuição de água da Rocinha e vão reforçar o abastecimento das localidades da Cachopa, da Cachopinha e da parte baixa do Portão Vermelho, beneficiando diretamente cerca de 6 mil pessoas. Além da conexão à rede de água, o sistema tem também barrilete conectado a três bicas, que podem ser utilizadas pelos moradores.

As três caixas d'água serão abastecidas diariamente por caminhões- pipa que a Companhia mantém para o atendimento de comunidades.

As localidades atendidas foram escolhidas devido às características da ocupação do solo, com edificações que impedem o acesso de caminhões pipa, em caso de necessidade. A Companhia está avaliando, juntamente com a associação de moradores, a instalação de sistemas semelhantes em outros locais da comunidade.

Esta é mais uma ação da Cedae para reforçar o abastecimento em áreas de crescimento desordenado. O programa da Companhia, iniciado em abril deste ano, já instalou sistemas alternativos de abastecimento em 13 comunidades do Rio, que consistem em caixas d'água conectadas a barrilete com bicas, abastecidas por caminhões pipa.