O público de volta aos museus

Reaberto ao público, MAC completou 24 anos - Foto: Thiago Côrtes / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Principal cartão-postal da cidade, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), impressionante obra do arquiteto Oscar Niemeyer, fez aniversário na última quarta-feira, 2 de setembro. Assim como todos os espaços públicos e privados, em março deste ano o MAC fechou para o público devido à pandemia de covid-19. Mas, felizmente, para felicidade dos visitantes e moradores, o emblemático espaço reabriu no dia 8 de agosto, agora dentro dos padrões do chamado "novo normal".

"O Museu completou 24 anos de muita contribuição à arte contemporânea. É referência para a cidade, para a região, e um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e do país. Novamente aberto ao público, mas, claro, para garantir a segurança e a saúde dos visitantes e funcionários. E como atração, atualmente temos a exposição 'O país ocupado', da coleção MAC-João Sattamini", destaca Marcelo Velloso, diretor do MAC.

Com projeção internacional, o MAC já foi matéria e estampou capas de diversos jornais e revistas do mundo, além de tema de documentários, de campanhas publicitárias e de inúmeros programas televisivos. Agora seguindo protocolos sanitários, atualmente no museu é permitido o acesso de 44 pessoas por vez.

Sinuosa e impactante, a jovem edificação foi Inaugurada em 1996 para abrigar as obras de João Sattamini - colecionador de obras de arte - considerado um dos mais importantes acervos do país. O museu conta também com a 'Coleção MAC de Niteroi", cerca de 500 obras de arte incorporadas ao acervo por meio de doções de aristas que ali fizeram exposições. O local passou por uma reforma inédita de modernização, em 2016.

Tendo à frente o diretor Marcelo Velloso e curadoria do mexicano Pablo León de la Barra e de Raphael Fonseca, o MAC de Niterói sempre apresentou, além das exposições diversas do acervo e externas, uma programação abrangente, que inclui exibição de filmes; debates; entre outras.

Exposição no Janete Costa - Também reaberto para o público desde o dia 8 de agosto, e seguindo todos os protocolos de segurança, no Museu Janete Costa de Arte Popular são permitidas 24 pessoas por vez. A recepção dos museus ganhou também um painel de acrílico para proteção dos visitantes e funcionários.

Como há dois salões expositivos no térreo e mais dois, no piso superior, serão permitidas 6 pessoas em cada um. A exposição "Construção de um acervo", com obras de artistas de vários estados, ligadas à narrativa popular, poderá ser visitada pelo público, agora com uma nova roupagem.

Já com novidades, o espaço abre a partir do dia 9 de setembro (quarta), a exposição "Entre Fragmentos e Frestas", com cerca de 80 obras, de 50 artistas, como Izabel Mendes, Agnaldo Santos, Itamar Julião, Chico Tabibuia, Jadir João Egídio, Mestre Didi, Mestre Guarany, Wuelyton Ferreiro, Maurino Araújo, Benedito, entre outros, cujas descendências africanas, além do alto nível de criação plástica, se manifestam, por meio da arte. Os trabalhos fazem parte das Coleções de Jorge Mendes e Jorge Guedes, Irapoan Cavalcanti e Galeria Pé de Boi. Curadoria e cenografia de Jorge Mendes.

"O nosso propósito é apresentar mestres da arte brasileira, onde a negritude, ancestralidade africana e contemporaneidade se manifestam através de suas obras e propõem um diálogo com o momento atual do Brasil, onde tentativas de censura, racismo e intolerância religiosa são diariamente vivenciados", explica o curador.

Serviço:

O MAC Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói-RJ. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes. R$ 10 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 5). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos. Telefone: 2620-2400.

O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá. A exposição "Entre Fragmentos e Frestas" vai de 9 de setembro de 2020 até fevereiro de 2021. De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Telefone: (21) 2705-3929.n