Feiras livres e quiosques de Niterói retomam atividades a partir do dia 8

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai permitir, a partir da terça-feira (8), a retomada das atividades dos quiosques da orla da cidade e também a volta das feiras livres nas ruas. Para poderem funcionar, será preciso cumprir todas as regras de higiene, uso de máscara e distanciamento social determinadas pelos órgãos municipais. Os quiosques só terão autorização para abrir nos horários em que as praias estiverem liberadas para atividades físicas individuais, das 6h às 12h30 e das 16h às 22 horas.

"Não é possível ter um fiscal em cada rua, em cada canto de Niterói. Cada cidadão tem que seguir as medidas de prevenção ao coronavírus e orientar seus familiares, vizinhos e amigos. Temos observado um aumento de casos e mortes por Covid-19 com a retomada das atividades em outras cidades. Em Niterói, isso não aconteceu porque estamos todos engajados, governo municipal e cidadãos, no cumprimento dos protocolos. Mas só vamos continuar vencendo essa batalha pela vida se cada um de nós fizer a sua parte", disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, frisou que as barreiras sanitárias continuam funcionando, em especial nas entradas da cidade e no acesso às praias da Região Oceânica. Mais de mil estabelecimentos já foram autuados por não cumprirem os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e cerca de mil pessoas foram multadas por não usarem máscaras nos últimos quatro meses.

"Esta pandemia tem nos trazido muitos desafios que só podem ser enfrentados com efetividade pelo conjunto da sociedade. A Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas têm orientado os estabelecimentos e as pessoas sobre o seu papel para deter o avanço do coronavírus. A nossa prioridade é a conscientização da população", ressaltou Paulo Henrique. "Peço que evitem as praias. A praia é liberada apenas para exercícios físicos individuais, em horários específicos. A permanência nesse local aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus. Continuamos fazendo as barreiras e fiscalizando para conseguir manter sob controle a pandemia na nossa cidade".

Benefícios sociais - A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, informou que as recargas do mês de setembro dos cartões pré-pagos para os beneficiários dos programas Renda Básica, Busca Ativa e para os Microempreendedores Individuais (MEIs) começa no próximo dia 8. Neste dia, será realizado o depósito para os MEIs. No dia 9, será a vez de todas as categorias profissionais do Busca Ativa, como quiosqueiros, catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes cadastrados, entre outros.

Os beneficiários inscritos no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 10, 11 e 12. No dia 10, recebem o crédito os inscritos com iniciais do nome de A até F. No dia 11, será a vez daqueles com nomes iniciados pelas letras de G até M. E no dia 12, aqueles com nomes iniciados de N até Z. As famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z.

Economia – O prefeito Rodrigo Neves informou que a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei para prorrogar o auxílio emergencial de R$ 500 para taxistas e motoristas de vans escolares até dezembro. O crédito será feito no dia 16 de setembro.

As micro e pequenas empresas que fazem parte do segundo lote de habilitados para os empréstimos do programa Supera Mais, poderão, a partir da próxima semana, acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda para enviar os documentos necessários para a obtenção do crédito. Segundo a secretária Giovanna Victer, a lista pode ser consultada no site da SMF. Ela informou ainda que as empresas inscritas no programa Empresa Cidadã 1 receberão os recursos para pagamento da folha na última quarta-feira (2). O repasse para as empresas do Empresa Cidadã 2 será realizado nesta sexta-feira (4).