Mesário voluntário: procura surpreende

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A resposta à convocação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mesários voluntários nas Eleições Municipais de 2020 tem sido maior do que o esperado. Apesar da pandemia de covid-19, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo país vêm registrando um recorde de inscrições. Tocantins, Paraná Rio de Janeiro e Pernambuco foram estados que registraram aumentos consideráveis na procura de pessoas interessadas em trabalhar nas eleições de novembro. O TRE-RJ, por exemplo, contabilizou um crescimento de 97,26% entre a próxima eleição municipal e o pleito anterior: de 11.784 voluntários em 2016 para 23.246 este ano.

As inscrições ainda não terminaram. O prazo para a nomeação dos membros das mesas receptoras de votos se encerra em 16 de setembro.

Sem remuneração - O trabalho de mesário não é remunerado, mas faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou trabalhando na função a que for designado na votação. Além disso, recebe um certificado pelos serviços prestados e tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital.

Para ser mesário, é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e ser maior de 18 anos.