Qualificação a distância: 4,5 mil vagas gratuitas na Firjan

Cursos gratuitos Senai/Firjan: inscrições até dia 13 e aulas a partir do dia 15 - Foto: Paula Johas/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Firjan/Senai oferece 4,5 mil vagas gratuitas para cursos da modalidade qualificação profissional a distância em todo o estado do Rio. As oportunidades estão divididas em dois editais: 2,5 mil para o público em geral e 2 mil destinadas exclusivamente a trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, no site www.firjansenai.com.br/vagasgratuitas [1].

São 23 títulos, com carga horária entre 160 e 260 horas, e o início das aulas será a partir de 15 de setembro. As oportunidades são para diversas áreas, como mecânico de refrigeração e climatização residencial; editor de vídeos; editor de projeto visual gráfico; supervisor de confecção; administrador de banco de dados; e mantenedor e controler de plantas industriais.

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan/Senai, a prioridade é investir na qualidade da formação dos alunos para um mundo que se torna cada vez mais tecnológico. "Com a pandemia, muitas restrições foram impostas a pessoas e instituições, destacando a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto e com o foco na formação do aluno com a qualidade da Firjan/Senai, mergulhamos nos processos de aprendizagem e estruturamos oferta de cursos viáveis para desenvolvimento on-line, com a certeza de atender as necessidades da indústria e da sociedade em geral", afirma Melo.

Para se inscrever, o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo federal, pré-requisitos de idade e escolaridade de cada título, entre outros. Além de toda a documentação necessária que os dois editais exigem, como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (relação completa nos editais), para as vagas destinadas aos trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes é preciso apresentar comprovante com vínculo de até 3 anos antes da data de publicação do edital (carteira de trabalho ou contracheque original do responsável).

Não haverá prova de seleção. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, considerando o número de vagas divulgado no edital, e nesse momento o candidato deverá anexar os documentos exigidos. Depois disso, a Firjan/Senai irá realizar conferência da documentação e, se estiver tudo certo, efetivará a matrícula do estudante no curso pretendido.

O edital completo, com toda a documentação necessária, está disponível no site: www.firjansenai.com.br/vagasgratuitas [1] Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.