Região dos Lagos volta a atrair grande número de visitantes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O movimento de veículos que se deslocaram em direção a Região dos Lagos no feriado prolongado da Independência do Brasil superou o previsto pela CCR ViaLagos, concessionária que administra a Rodovia RJ-124, uma das principais vias de acesso entre a Região Metropolitana e cidades da Costa do Sol, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.

Mais de 128 mil veículos passaram pela ViaLagos no período, o que representa um número 21% superior ao que estava previsto. A sexta-feira (4) e o sábado (5) foram os dias de maior fluxo em direção à Costa do Sol, com 31 mil e 36 mil veículos, respectivamente. A volta para casa também foi de trânsito intenso com a passagem de 40 mil veículos, nesta segunda-feira.

Em quatro dias de operação especial, as equipes do serviço SOS Usuário da CCR ViaLagos realizaram 235 atendimentos mecânicos. Do total de veículos atendidos, 123 tiveram os problemas resolvidos na própria pista e 112 foram rebocados. Foram registrados 4 acidentes no período, todos sem gravidade.

Ainda de acordo com a concessionária, a movimentação foi intensa ainda durante a manhã desta terça-feira (8), em direção à Região Metropolitana. Até às 9h30, 11 mil veículos passaram pela rodovia.

De sexta até segunda, foram 26 acidentes de trânsito com vítimas e três sem vítimas nas estradas do Estado. Não foi divulgado balanço das estradas federais no Rio.

Barrados - Nem todos que planejavam pegar uma praia nas cidades da Costa do Sol conseguiram alcançar seus objetivos. Em Arraial do Cabo, um dos destinos mais procurados, mais de 1,7 mil veículos tiveram suas entradas negadas na cidade deste sexta-feira.

Ao longo do final de semana, cinco barreiras sanitárias estiveram em vigor permitindo apenas moradores e proprietários de imóveis (com comprovante de residência e identidade), prestadores de serviços (com contrato) e turistas com o voucher oficial da Prefeitura entrar na cidade.

Multados - A Prefeitura de Cabo Frio informou que durante o feriado da Independência (7), a equipe de ordenamento, composta pelas secretarias de Mobilidade Urbana, Turismo e Cultura, Saúde, Segurança e Ordem Pública, montou uma força tarefa para fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que tratam de medidas de combate ao novo coronavírus.

Entre os dias 4 e 7, foram realizadas 2.690 notificações e aplicadas 418 multas por estacionamento irregular, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por descumprimento ao decreto 3.879/2008; nove apreensões e remoções para o Depósito Público Municipal, entre elas, três veículos de transporte de turismo; e 10 apreensões da Coordenadoria de Posturas nas praias, entre mesas, cadeiras, guarda sol, carrinhos de picolé e churrasqueira. Os dados são referentes a atuação da Fiscalização de Transportes Urbanos, Coordenadoria Geral de Estacionamento Rotativo (Mobilidade Urbana) e Guarda Civil Municipal (Segurança Pública) e fiscais da Posturas, que atuaram incansavelmente para conter as aglomerações.

A operação começou na sexta-feira (4), com algumas mudanças na estruturação da barreira sanitária, que passou a contar com três bloqueios, Avenida América Central, Avenida Wilson Mendes e no trevo na Estrada do Guriri, e ganhou reforço de contingente, com apoio de ambulâncias e técnicos de enfermagem. Os veículos que transportavam passageiros irregularmente foram autuados.

A ação nas praias do Forte, Peró, Conchas e Pontal teve início nas primeiras horas do dia, e o objetivo era conscientizar sobre a proibição de permanência nas praias, fiscalizar o trabalho dos ambulantes durante o projeto piloto e coibir a prática de cobrança de estacionamento por flanelinhas.

Nas ruas foi verificado estacionamento irregular e em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro que são veículos parados em esquinas, em vagas de idoso e deficientes sem a devida identificação, em locais cuja sinalização proíbe parar e estac

A Secretaria de Turismo fiscalizou casas de veraneio, pousadas e hotéis para certificar a ocupação máxima de 40%. Dos 25 estabelecimentos, em 5 foram encontradas irregularidades em entre eles falta de álcool em gel e número de hóspedes superior ao permitido. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental acompanhou a ação e notificou os locais.n