Detran-RJ reabre mais unidades durante este mês de setembro

Detran-RJ prorroga prazo de licenciamento - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em continuidade ao plano de retorno gradual das atividades, o Detran.RJ vai reabrir mais 42 unidades este mês: 12 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com esta ampliação, que só foi possível com a melhoria do quadro de contágio na maior parte do estado, o departamento sobe para 192 postos já em funcionamento, entre serviços de registro de veículos, habilitação e identificação civil.

A oferta de vagas para licenciamento anual aumentou 40% essa semana e ontem voltaram a realizar atendimento as Ciretrans de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Caxias. No dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos e Rio Bonito.

Nas Ciretrans é possível tirar dúvidas sobre procedimentos do Departamento, realizar o licenciamento anual (emissão do CRLV), fazer a comunicação de venda de veículos e abrir processos administrativos. Nessas unidades também existe um protocolo geral, onde é possível abrir todos os processos administrativos do órgão, sem que o usuário precise se deslocar até o prédio sede, como por exemplo: remarcação e cadastro de motor, remarcação de chassis, isenção e devolução de taxas, transferência de propriedade dos casos onde há necessidade de procedimento específico(como inventário, divergência de dados cadastrais e outros), cancelamento de comunicação de venda, retificação de informações da CNH, solicitação de perícia médica(PCD), solicitação do seguro DPVAT, suspensão de CNH e requerimentos de multa, defesa e recursos.

As unidades de Friburgo, Volta Redonda e Maricá oferecem ainda serviços especiais de veículos de concessionárias, vedados à circulação, como transferência de propriedade, primeira licença e troca de município.

Os únicos serviços que necessitam de agendamento nas Ciretrans são o licenciamento anual, disponível em todas as unidades que serão reabertas, e os procedimentos para vistoria veicular, como transferência de propriedade, troca de município ou estado e segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo), disponíveis, por enquanto, somente no posto de Maricá.

O agendamento pode ser realizado pelo site ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

Mais postos - O Detran.RJ reabre também neste mês mais 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com isso, serão 64 postos de atendimento do setor de veículos em funcionamento até agora.

Veja a lista com as novas unidades:

Postos de vistoria - Cocotá (Ilha do Governador), Parada de Lucas, Magé, Mesquita, Paracambi, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Valença, Cordeiro, Macuco, Casemiro de Abreu e Campos I (Rua XV de Novembro).

Unidades de Serviço Veicular - Na Região Metropolitana, Barra da Tijuca (Downtown), Campo Grande (West Shopping), Centro I (TJ), Centro II (15º Ofício), Guadalupe (Shopping Jardim Guadalupe), Iraja (Shopping Via Brasil), Ipanema (Complexo Rubem Braga), Recreio (Américas Shopping), Sulacap (Jardim Sulacap), Itaguaí (Pátio Mix), Itaboraí (Plaza Shopping), Niterói I (Rua Desidério de Oliveira) e Niterói II (Niterói Shopping). No interior, Resende (Pátio Mix) e Cabo Frio (Unamar).

Ciretrans: Voltam a realizar atendimento os postos de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias, e no dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.