Prefeitura de Niterói amplia horário de funcionamento do comércio de rua a partir de segunda

Bruno Lessa e Felipe Peixoto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai ampliar o horário de funcionamento do comércio de rua na cidade a partir desta segunda-feira (14). As lojas poderão abrir de segunda a sexta, das 9h às 19h no Centro e das 9h às 20h nas demais regiões. A medida também vale para ambulantes regularizados.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, explica que o objetivo da restrição no horário é diminuir a circulação das pessoas e promover a retomada gradual das atividades. Ele ressalta que, com as ações promovidas pelo Município e a colaboração da população, a cidade está mantendo a epidemia do novo coronavírus sob controle.

A ampliação foi definida pelo Gabinete de Crise, composto pelas secretarias de Saúde, Ordem Pública, Fazenda e Planejamento, entre outras, e validada pelo Comitê Técnico Científico, formado por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Todas essas decisões são baseadas na ciência e nas melhores experiências internacionais. Nossa principal preocupação é a defesa da vida, por isso criamos protocolos sanitários que orientam a retomada das atividades econômicas”, destaca Rodrigo. “Atualmente, Niterói tem a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana – menos de 3,5%, e a menor taxa de ocupação dos leitos hospitalares nas redes públicas e privadas de Saúde, cerca de 26%. Para que a gente continue controlando a pandemia, salvando vidas e retomando a atividade econômica, é fundamental que cada um faça a sua parte, usando a máscara quando precisar ir à rua, redobrando a atenção com a higiene e o distanciamento social, evitando aglomerações”.

Rodrigo Neves também revelou que o indicador síntese de monitoramento da Covid-19 retrocedeu de 7,13 para 6,63. Esse indicador é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e óbitos, e orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo.

Niterói já tem 10.697 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 11.306 casos confirmados da doença, 135 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria e 389 óbitos.

Benefícios sociais – O prefeito Rodrigo Neves informou que foi realizado na última terça-feira (8) a recarga do mês de setembro dos cartões pré-pagos para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Na quarta-feira (9) foi a vez das categorias do programa Busca Ativa, como quiosqueiros, catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes cadastrados, entre outros.

Os beneficiários inscritos no CadÚnico começaram a receber a recarga dos cartões nesta quinta-feira (10). Neste primeiro dia, receberam o crédito os inscritos com iniciais do nome de A até F. Na sexta-feira (11) será a vez daqueles com nomes iniciados pelas letras de G até M. E no sábado (12), aqueles com nomes iniciados de N até Z. As famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z.

Vagas em hotéis – Rodrigo Neves ressaltou que ainda há vagas nos hotéis arrendados pela Prefeitura de Niterói para acolher população em situação de rua durante a pandemia. Segundo ele, a população pode acionar as equipes da Prefeitura pelo telefone 153, caso sejam identificadas situações em que as pessoas necessitem de um suporte do Município, para que as equipes da Assistência Social possam abordar e oferecer acolhimento.

Economia – As 1.200 micro e pequenas empresas que fazem parte do segundo lote de habilitados para os empréstimos do programa Supera Mais, já podem acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda para enviar os documentos necessários para a obtenção do crédito. Segundo a secretária Giovanna Victer, a lista pode ser consultada no site da SMF. Os programas Niterói Supera e Supera Mais já concederam mais de R$ 30 milhões em crédito para capital de giro para as pequenas e microempresas de Niterói.

A secretária municipal de Fazenda informou ainda que 30 escolas já se inscreveram para participar do programa Escola Parceira estão com sua documentação sendo analisada. O programa consiste na oferta de bolsas de estudos, pagas pelo município, em escolas particulares situadas na cidade, para aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil para crianças com 2 e 3 anos de idade. As instituições de ensino cadastradas receberão os recursos referentes aos seis primeiros meses de forma antecipada.