Pestalozzi de Niterói reforma estatuto e amplia diretoria

Pestalozzi de Niterói reforma estatuto e amplia diretoria - Foto: Wander Rocha/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em assembleia extraordinária realizada por videoconferência na manhã da última sexta-feira (11), sócios da Pestalozzi de Niterói aprovaram a indicação do nome da professora Jussara Silvia da Silva Freitas para a função de segunda vice-presidente da instituição. O cargo foi criado na assembleia anterior, no início do ano, mas a escolha só foi feita na sexta-feira. Ex-funcionária da Casa, Jussara se aposentou no ano passado, mas continua a manter fortes laços com a Pestalozzi. A exemplo de todos os outros diretores e dos conselheiros, o cargo não é remunerado e seus dirigentes são voluntários.

Na assembleia também ficou definido que o até então presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto Considera passa a exercer o cargo de primeiro vice-presidente, substituindo o médico Pietro Accetta que já havia solicitado afastamento desta função. Em seu lugar, no Conselho Fiscal assume o ex-reitor da Universidade Federal Fluminense, Cícero Mauro Fialho Rodrigues. Ele ficou a frente da UFF por dois mandatos de 1998 a 2006 e substituirá no conselho o professor Jésus de Alvarenga Bastos, falecido em junho.

A presidência da Pestalozzi de Niterói continua nas mãos do professor José Raymundo Martins Romeo que desde 2015 está a frente da instituição, quando assumiu a função, substituindo a professora Lizair de Moraes Guarino. Na época, José Raymundo era o primeiro vice-presidente e foi reconduzido outras duas vezes à presidência da Pestalozzi. Na abertura da assembleia, José Raymundo homenageou a ex-presidente que por mais de 50 anos ficou a frente da instituição e que lutou toda a sua vida pelo crescimento não só da Pestalozzi como pela criação de uma política nacional de inclusão e defesa da pessoa com deficiência. “Lizair fez da Pestalozzi uma referência e seu trabalho pela pessoa com deficiência, é reconhecido em todo o país”, disse ele. Lizair faleceu no dia 9 de julho, aos 90 anos vítima de covid-19.

Nesta segunda-feira (14), a Pestalozzi retorna o trabalho de todos os funcionários do setor administrativo, suspenso desde março, por causa da pandemia. Neste período, os funcionários estavam revezando a carga horária e trabalhando remotamente. A Oficina de Órtese e Prótese, que fornece equipamentos para municípios do Estado do Rio já retomou as atividades e a área de reabilitação iniciou em setembro o atendimento em sistema de rodízio de seus pacientes. Todos os funcionários passaram por cursos de atualização para o uso correto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e de protocolos de higienização para o “novo normal” .